"Chore no começo para sorrir no fim"


Publicado em 24/06/2019 14:40 Atualizado em 24/06/2019 15:33

Quando eu digo que não é só futebol, é preciso compreender que não é. Futebol é emoção, é coração, é a mistura de todos os sentimentos, é família, é amigos, é ir além de todo e qualquer limite, preconceito ou dificuldade. Futebol é sorriso, é choro, é amor, é perdão, é nos pés carregar sonhos e desejos de uma nação inteira. Aliás, é tanta coisa envolvida que a gente não consegue medir, mas é preciso refletir.

Me refiro à entrevista da nossa camisa 10, Marta, após a eliminação das nossas gurias da Seleção Brasileira na tarde deste domingo (23), na Copa do Mundo da França. O recado da atacante de batom vermelho - que atraiu olhares não só pelo exelente futebol, mas por marcar a personalidade forte - emocionou a todos. Inclusive, arrisco a dizer que as palavras da maior artilheira de Copas do Mundo valeram muito mais do que o título de campeãs. Sabe por que? Porque Marta mostrou, mais uma vez, que é preciso valorizar o caminho para ter êxito no final, nos trouxe uma grande reflexão sobre essa geração que está por vir no futebol feminino, e mostrou o verdadeiro sentido do que representa esse esporte na vida das pessoas.

"É querer mais, treinar mais, se cuidar mais, é estar pronta para jogar 90 minutos e mais 30, quantos minutos for. É isso que eu peço para as meninas. Não vai ter uma Formiga para sempre, não vai ter uma Marta para sempre, não vai ter uma Cristiane para sempre. E o futebol feminino depende de vocês para sobreviver. Então pense nisso, valorize mais. Chore no começo para sorrir no fim", afirma a atacante Marta.

É isso! É chorar agora e sorrir depois. Não só no futebol mas na vida, em todos os sentidos! A busca pela nossa valorização e reconhecimento é constante, e, através disso, sem dúvidas haverá mais entrega, mais garra, mais paixão, mais "sangue nos olhos". Quando todos compreenderem que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no futebol - de batom vermelho -, teremos o sentido real do que acontece dentro e fora das quatro linhas e entenderemos a verdadeira importância de incentivar mais. 

Obrigada Marta e Seleção Brasileira por nos presentear com essa reflexão incrível. Repito e enfatizo: Não é só futebol! Chora no começo para sorrir no fim. E ainda vamos sorrir muito, tenho certeza disso, depende apenas de nós! Obrigada por serem inspiração de uma nação inteira. De crianças, boleiras, de apaixonadas por futebol e de jornalistas contadoras de histórias, assim como eu.

PortalArauto
PortalArauto





Milena Bender

Acadêmica de jornalismo e apaixonada por futebol. Essa é a Milena, integrante das equipes do Portal Arauto e da Rádio Arauto desde 2018. Das bandinhas, das gírias e dos concursos, é moradora do interior de Santa Cruz e envolvida com muitas atividades ligadas ao esporte amador, inclusive dentro de campo, onde veste a camisa 17. Ela adora um papo e está sempre de olho no lance.




Copyright © 2016 Portal Arauto - www.portalarauto.com.br DB