Olhe mais para o lado, não apenas para cima
compartilhe >>

Olhe mais para o lado, não apenas para cima


Publicado 27/03/2017 12:59
Atualizado 27/03/2017 13:36

É comum escutarmos que é necessário amar a si mesmo e enfrentar o mundo com a cabeça erguida. Mas será que isso basta? Olhar para baixo é desmotivante, mas será que você não perde algo ao olhar apenas para cima? Quem está do seu lado? Você sabe o nome dos teus vizinhos? Você questiona seus amigos, sua família ou o amor da sua vida sobre se, realmente, eles estão felizes? Olhar para cima e se amar é bom, mas ajudar ao próximo é ainda mais.

Somos uma geração apressada, exagerada e intensa demais. Os dias correm e quando vimos, o tempo passou. O que perdemos quando só enxergamos o que é nítido na rotina programada e acelerada? Será que não vale a pena parar, sentir e ouvir o que o outro tem para nos dizer? Será que não devemos trocar algumas reuniões por cafés com as amigas? Será que, realmente, fizemos o que importa? Olhe mais para o lado. Esteja aberto para as pessoas. Escute mais.

Não apenas escute. Ame mais. Viva mais. Não apenas sobreviva. Estar vivo é muito maior do que apenas respirar. É preciso sim respirar, mas também é preciso inspirar, suspirar, sentir. No decorrer de uma semana, temos centenas de motivos para sorrir e, muitas vezes, não sorrimos. Mas, por que? O que te impede de sentir o outro, observar as situações e se sentir viva ao entender a vida? Olhe mais para as pessoas. Observe as demonstrações de carinho, respeito e ajuda.

Semana passada quando fui ao banco, enxerguei um casal de idosos de muletas, sorrido enquanto caminhavam, lentamente, de mãos dadas. Na outra quadra, uma menina de vestido cor-de-rosa tentava caminhar no murinho da calçada, com olhar atento ao seu equilíbrio. Um pouco depois, um bebê tentava observar o que havia debaixo daquele carrinho que o leva para os lugares. Na sinaleira, sorri ao perceber que, diferentes de muitos, aquela senhora de olhos profundos esperava pacientemente o verde que lhe permitia a passagem. Há beleza em todos os lugares, mas é preciso que você olhe para o lado. 

Você entende o que eu digo? A vida é muito mais do que apenas você. A vida é formada por milhares e milhares de corações que sentem, que vivem e que sonham. Não deixe de se amar, mas tente ter mais sensibilidade de entender o próximo. Respeite os mais velhos, cuide das crianças, ajude quem puder. Diga o que deseja, corra, se alimente bem, pratique exercícios e entenda seu propósito. Tenha paciência. Ame. Ame muito. Olhe para cima, mas não deixe de olhar para o lado. E, sobretudo, tenha humildade caso necessite olhar para baixo se alguém precisar. Vergonha é não saber entender o próximo. 

 


Olhe mais para o lado, não apenas para cima








Luiza Adorna Jornalista, sonhadora e escritora. Apaixonada pelas letras e pelo jornalismo desde criança. Gosta de observar a vida e registrar o que enxerga pelas ruas. Gosta de contar a história das pessoas. Gosta de narrar a existência humana. Notas de Rua é um blog sobre a vida, sobre o cotidiano e sobre aquilo que não deve passar despercebido.