compartilhe >>

Convenções partidárias oficializam candidatos até esta quarta em Santa Cruz


Publicado 14/09/2020 15:30
Atualizado 14/09/2020 20:29

Política   PARA ESTAR NAS URNAS

Apesar do cenário nos bastidores estar praticamente definido na região, alguns partidos ainda realizam nesta semana as convenções partidárias para definição dos candidatos que concorrerão tanto a Prefeitura, quanto a Câmara de Vereadores. A data limite para a definição é a próxima quarta-feira (16).

Em Santa Cruz, PL, PSD, PP, PTB, PSDB, Solidariedade, Democratas, Cidadania, Republicanos e Podemos, ainda não definiram seus candidatos de forma oficial. Todos os partidos devem realizar as convenções na data limite. Em Vera Cruz, quatro candidaturas à prefeitura já estão definidas. As confirmações foram feitas neste fim de semana.

Após o período de convenções, se inicia o período para homologação das candidaturas, feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que pode inclusive indeferir candidatos. O registro das candidaturas, esta definido pelo calendário eleitoral, até 26 de setembro. A partir desta data também iniciam as campanhas, que vão culminar na data definida em 2020 para as eleições, 15 de novembro.

O que já está definido no cenário eleitoral em Santa Cruz e Vera Cruz

Após o Partido Novo oficializar, já no primeiro dia de convenções, o nome de Carlos Eurico Pereira como candidato à prefeitura de Santa Cruz do Sul e indicar nove nomes para disputar uma cadeira no Legislativo, outros seis partidos já definiram seus candidatos a prefeito e vereadores em convenções realizadas neste final de semana.

É o caso do MDB, que confirmou a dobradinha Alex Knak e Fabiano Dupont (PSB) como candidatos a prefeito e vice na disputa ao Palacinho no sábado (12). Pelo lado do MDB, 26 nomes estarão à disposição da comunidade para a vereança. Quanto ao PSB, foram indicados 23 nomes de candidatos a vereador. Ainda, compõem a chapa de Knak e Dupont o PDT, com uma nominata de 27 vereadores e o PSL, com nove candidatos ao Legislativo.

No domingo (13), foi a vez do PT e PCdoB confirmarem os nomes de Frederico de Barros e Manu Mantovani na disputa à prefeitura. Quanto ao número de vereadores, o PT indicou oito nomes e o PCdoB, apenas dois candidatos para concorrer a uma cadeira na Câmara.

Já em Vera Cruz, quatro candidaturas foram oficializadas no sábado (12). A primeira, foi a dobradinha do PSB e PDT, tenho como candidato a prefeito o atual secretário de Obras e Desenvolvimento Rural, Gilson Becker (PSB) e como vice, o advogado Claudério Ferreira (PDT). Quem também confirmou os nomes foi o PL, que virá com chapa pura à majoritária com os nomes de Jerônimo Dilamar da Silva, o Caiaio, e Luciano Fernando Pagel

No domingo (13), a chapa composta por Rosane Petry (PP) e Waldir Justmann, o Peda, (MDB) foi oficializada na disputa à prefeitura de Vera Cruz. A coligação ainda conta com o apoio do PT, PSD e Republicanos. Quem também confirmou os nomes que compõem a chapa majoritária na Capital das Gincanas foi o PTB. Eduardo Viana é o candidato a prefeito, e Loreno Nyland, será o vice.


Foto: Divulgação/Agência Brasil
Convenções partidárias, nos últimos momentos, devem definir candidatos
Convenções partidárias, nos últimos momentos, devem definir candidatos