Até quando?
compartilhe >>

Até quando?


Publicado 05/12/2018 08:39
Atualizado 05/12/2018 09:17

A notícia e o vídeo de que um cachorro foi espancado por apenas circular nas proximidades de um dos supermercados Carrefour, em Osasco, viralizou na internet e causou indignação e tristeza. Segundo pessoas que presenciaram a cena, o agressor bateu no animal até que suas patas quebrassem. O cachorro havia sido abandonado no estacionamento do Carrefour há cerca de uma semana e alguns funcionários da empresa e de lojas locais estavam alimentando e oferecendo água para ele. O animal ainda foi socorrido e levado para o Centro de Controle de Zoonoses, mas não resistiu aos ferimentos. Há a suspeita de que ele tenha sido envenenado também. O caso está sendo investigado e o Carrefour emitiu uma nota informando que afastou os funcionários responsáveis pela segurança da empresa na ocasião do espancamento. Na declaração, a empresa diz ainda que repudia qualquer ato de maus-tratos.

A notícia apareceu para mim no mesmo dia em que redigi a matéria sobre um caso de maus- tratos em Vera Cruz em que uma cadela foi encontrada amarrada em um fio de luz, com o pescoço em carne viva, mais quatro filhotes desnutridos e outros mortos por falta de amparo. Aqui, o município está elaborando um projeto que prevê alteração no Código de Posturas e Meio Ambiente de Vera Cruz, em que estão inseridas multas e notificações para quem cometer maus-tratos.

Confesso que, assim como inúmeras situações que presenciamos, infelizmente, todos os dias, meu coração dói só de lembrar. No caso do cachorro de Osasco, evitei de ler muito sobre o assunto, mas hoje acordei decidida de que iria falar sobre isso, de que precisamos falar sobre isso. Até quando vamos ver notícias como essa? Como pode um ser intitulado humano, racional, ter a capacidade de maltratar um ser indefeso que tem como único objetivo guardar o seu dono e espalhar amor. O que falta na cabeça e, principalmente, no coração? Não consigo entender tamanha maldade.

Acredito que se tivéssemos punições mais duras para os maus-tratos não teríamos tantos casos. Falo de prisão e multas. Sabe quando dói no bolso? Infelizmente é assim que funciona. Mas só nós podemos mudar essa situação. Devemos cobrar dos nosso governantes que sejam elaboradas penas mais graves, que os maus-tratos vire, efetivamente, crime e seja punido.

O cachorro de Osasco não resistiu. A cadela de Vera Cruz e alguns dos seus filhotes tiveram a sorte de ter anjos que os salvaram. Ainda, tenho fé que um dia esse momento de leis mais duras chegue. O dia em que não teremos mais que sentir indignação e tristeza, porque é isso que pessoas do bem sentem nestes casos. 

Confesso que gostaria de ajudar mais a causa animal, mas não consigo nem ver fotos de animais machucados, porque me dói, e dói demais. Então, tento ajudar, ao menos com as minhas palavras. O Estrela Animal foi criado para falar de coisas boas, mas hoje não consegui ficar quieta. Mas aí eu pergunto: até quando?Até quando vamos presenciar atrocidades assim? Até quando?


Até quando?


Até quando?








Bruna Lovato Jornalista e cachoeirense. É formada pela Unisc, com pós-graduação em Jornalismo e Meios Digitais, na Univates. Repórter no Portal Arauto e na Arauto FM. Mãe da Estrela (aquela ali da foto) e apaixonada por cachorros. Aqui vamos conversar sobre eles, as estrelas do blog.