Vacinação contra a raiva ocorre domingo em Santa Cruz
compartilhe >>

Vacinação contra a raiva ocorre domingo em Santa Cruz


Publicado 28/09/2018 13:41
Atualizado 28/09/2018 13:42

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Saúde (Sesa), juntamente com os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e 6º Batalhão de Bombeiros Militar, promove no próximo domingo (30), a Campanha de Vacinação contra a Raiva para cães e gatos. No horário das 9h às 17h,  a imunização estará disponível  nos seguintes locais: Praça da Bandeira, 6º Batalhão de Bombeiros Militar – Distrito Industrial - ,  e Praça da Pasqualini.  Neste ano, o valor é de R$ 10,00.

Tutores deverão levar seus animais em coleiras e guias ou caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. Para quem não puder levar seus animais, será disponibilizado vacinador a domicílio. Porém, o responsável deverá buscar e levar o vacinador de um dos postos.

A raiva é uma doença causada por vírus e altamente letal, sendo transmitida na interação de pessoas e animais domésticos com primatas e morcegos, através do contato com a saliva. O vírus ataca o sistema nervoso central de mamíferos, levando à morte após pouco tempo de evolução.  

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde 2006 não havia registros da doença. Um caso de raiva felina apareceu em dezembro de 2013, na cidade de Passa Sete, no Vale do Rio Pardo. Santa Cruz do Sul é considerada área controlada da doença, entretanto, o vírus rábico permanece circulando na região, sendo transmitido na interação de pessoas e animais domésticos.  A prevenção é feita através da vacinação. No ano passado foram aplicadas 1.200 doses.


Vacinação contra a raiva ocorre domingo em Santa Cruz








Bruna Lovato Jornalista e cachoeirense. É formada pela Unisc, com pós-graduação em Jornalismo e Meios Digitais, na Univates. Repórter no Portal Arauto e na Arauto FM. Mãe da Estrela (aquela ali da foto) e apaixonada por cachorros. Aqui vamos conversar sobre eles, as estrelas do blog.