compartilhe >>

Formação das sociedades esportivas e culturais é o tema do 15º episódio da série


Publicado 21/03/2024 08:00

Geral Vídeos   DA ALEMANHA AOS VALES

A série "Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações" chega ao 15º episódio. Lançado nesta quinta-feira (21), o capítulo é contado no interior de Santa Cruz do Sul, em Travessão Dona Josefa, e fala sobre as sociedades esportivas e culturais que se criaram ao longo do tempo através da influência alemã na região. Quem ajuda a contar a história deste episódio são Roselene Wermuth, Fernando Panke, Sergio Machado, Rosmari Schuché, além do comunicador Pedro Thessing e o professor e historiador Jorge Luiz da Cunha. 

Os episódios anteriores falaram sobre a chegada dos alemães no Rio Grande do Sul, o início da colonização no Vale do Rio Pardo, a chegada dos imigrantes em Santa Cruz do Sul e pontos importantes para a economia na época (como a Praça da Matriz, em Rio Pardo).

A construção da cidade de Santa Cruz do Sul também foi abordada, assim como o desenvolvimento em localidades do interior, como Rio Pardinho, Formosa, Ferraz, Monte Alverne, Boa Vista, entre outros. Também teve destaque para a cultura e tradição dos costumes do povo alemão e a Oktoberfest, os conhecimentos trazidos pelos imigrantes na fabricação de ferramentas para o uso no campo e a origem dos nomes das localidades do município de Vera Cruz e da influência da maçonaria no processo de colonização. 

Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.

Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.

Confira todos os episódios:

Veja o 15º episódio da série:



Foto: Mariana Schneider/Portal Arauto
Formação das sociedades esportivas e culturais é o tema do 15º episódio da série