compartilhe >>

A relação da maçonaria com a chegada dos primeiros imigrantes é o tema do 14º episódio


Publicado 22/02/2024 08:00
Atualizado 22/02/2024 11:28

Geral Cultura e Entretenimento Vídeos   DA ALEMANHA AOS VALES

A série "Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações" chega ao 14º episódio. Lançado nesta quinta-feira (22), o capítulo é contado em uma das primeiras lojas maçônicas do Rio Grande do Sul, instalada no Centro de Santa Cruz do Sul, e conta a relação dos seus integrantes com os primeiros imigrantes alemães que chegaram ao Estado. Quem ajuda a contar a história deste episódio é o comunicador Pedro Thessing; os Mestres Instalados da Loja Maçônica Lessing, Henrique Frederico Röhsig e Sergio Roberto Brandt; e o Mestre da Loja, Paulo Afonso Trinks. 

Os episódios anteriores falaram sobre a chegada dos alemães no Rio Grande do Sul, o início da colonização no Vale do Rio Pardo, a chegada dos imigrantes em Santa Cruz do Sul e pontos importantes para a economia na época (como a Praça da Matriz, em Rio Pardo).

A construção da cidade de Santa Cruz do Sul também foi abordada, assim como o desenvolvimento em localidades do interior, como Rio Pardinho, Formosa, Ferraz, Monte Alverne, Boa Vista, entre outros. Também teve destaque para a cultura e tradição dos costumes do povo alemão e a Oktoberfest, os conhecimentos trazidos pelos imigrantes na fabricação de ferramentas para o uso no campo e a origem dos nomes das localidades do município de Vera Cruz. 

Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.

Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.

Confira todos os episódios:



Foto: Milena Mueller/Portal Arauto
A relação da maçonaria com a chegada dos primeiros imigrantes é o tema do 14º episódio