Oktoberfest terá três desfiles com dez carros alegóricos durante o evento


Por: Portal Arauto
Publicado 21/07/2022 20:00

Geral   FESTA DA ALEGRIA

Abram alas que a Oktoberfest está passando! É com esse espirito de alegria e retomada que o maior desfile germânico do Rio Grande do Sul retorna para a principal rua de Santa Cruz do Sul: a Marechal Floriano, após dois anos de restrição em virtude da Covid-19.

Com dez carros temáticos e um tripé alegoria na comissão de frente, foi aprovado nessa semana pela Comissão Executiva da Festa da Alegria, os modelos que o público poderá conferir em três domingos de desfiles: dias 9, 16 e 23 de outubro. Conforme o responsável pela criação do desfile e elaboração dos carros, Sérgio Ávila, a partir de agora serão dois meses intensos, pois tudo deve estar pronto até 1º de outubro. “Este é um ano atípico. Marca o retorno, então pensamos em como podemos apresentar isso para a comunidade e, através de tópicos que será montado o tema e vamos elaborar os carros”. Ele frisou que muita coisa de desfiles anteriores deve ser reaproveitada. “Devido a pandemia o material ficou muito caro, e por isso, vamos reaproveitar muito material, pensando na reciclagem e sustentabilidade. Algumas estruturas são permanentes como do carro das Soberanas e da Família Fritz e Frida, mas garanto que serão carros descontraídos”, disse.

Conforme Ávila, os carros trarão a essência da Oktoberfest de Munique, na Alemanha. “Serão oito carros principais e mais dois que retratarão o turismo de Santa Cruz. Também estamos vendo uma boa sonorização para o desfile, que terá os narradores.”

Os desfiles estão projetados para durarem o tempo de 1h a 1h15min. A novidade neste ano é que os desfiles terminarão dentro do Parque da Oktoberfest. “Vamos focar em um desfile alegre, com danças e pensando no pós-pandemia, estamos cuidando muito isso”, frisou Ávila.

Um spoiler dado pelo criador e executor dos carros é que, com intuito de trazer a essência alemã, a tonalidade azul da Oktober de Munique estará fortemente presente no primeiro carro que trará consigo o Parque da Oktoberfest. Já o último carro será em estilo europeu, trazendo o chope como destaque. “Os demais são surpresas”, brincou.

Além dos carros alegóricos, a tradicional bicicleta articulada Zig Zag Zug não faltará no desfile. “Reduzimos ela para oito módulos de dois conjuntos, para melhor movimentação na pista”, pontuou. A possibilidade de paradas germânicas como mini desfiles diários dentro no parque está sendo estudada. “Uma banda germânica acompanharia o trajeto e haveria interação com o público visitante”.

Para Ávila, que trabalha há oito anos na elaboração dos carros, será um momento marcante voltar com os desfiles neste ano. “Em Santa Cruz, pra Oktober, já fiz cerca de 70 carros alegóricos. E como notamos ano passado durante o Natal, as pessoas querem ver os desfiles e esperamos um bom público neste ano. Estamos nos preparando para um desfile inovador e, quando a bandinha começar a tocar, às 10h do domingo, vai ser uma emoção muito grande”, sublinhou.

Convite à comunidade

A Comissão da Oktober deixa um convite para as comunidades do interior de Santa Cruz para participarem dos desfiles com grupos de dança e, até se possível, com adereços que remetam a cultura da região. “Vamos abrir esse espaço para a cultura do interior e queremos a participação de toda a Santa Cruz no evento”, pontuou Ávila e salientou que uma comissão atenderá esta demanda.

Anote na agenda

A 37ª Oktoberfest de Santa Cruz ocorre de 6 a 9, de 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro.

Leia mais:

Saiba quais são os shows nacionais da Oktoberfest 2022

Daniele, Thaissy e Estéfani compõem o novo trio de soberanas da 37ª Oktoberfest

 


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Os desfiles ocorrerão nos dias 9, 16 e 23 de outubro
Os desfiles ocorrerão nos dias 9, 16 e 23 de outubro

Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
Sérgio Ávila  é o responsável pela elaboração dos carros
Sérgio Ávila é o responsável pela elaboração dos carros