compartilhe >>

Prefeitura emite nota sobre a ampliação da coleta seletiva de lixo em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 15/06/2022 14:31
Atualizado 15/06/2022 14:32

Geral   EMBATE

Após a manifestação de integrantes da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat), na manhã desta quarta-feira (15) em Santa Cruz, a Prefeitura Municipal emitiu um comunicado na tarde desta quarta a respeito da manifestação. O ato foi realizado em protesto a privatização da coleta seletiva e da usina municipal de resíduos. 

Confira a nota na íntegra:

1) A coleta seletiva será ampliada de 15 para 35 bairros no município no segundo semestre de 2022, a partir de projeto que já se encontra em fase de licitação (Concorrência 04/2022). Importante destacar que o aumento de localidades atendidas representa mais renda para os catadores, possibilidade de criação de novos postos de trabalho e incremento no volume a ser comercializado, que pode passar das atuais 50 toneladas para até 120 toneladas.

2) A Coomcat seguirá realizando a coleta seletiva solidária em 15 bairros, enquanto vigorar o atual convênio, sendo que apenas as demais 20 localidades é que serão operadas por empresa contratada em licitação.

3) Com o objetivo de beneficiar os profissionais que atuam na coleta de lixo reciclável, vinculados à Coomcat, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul também projeta melhorias relacionadas às condições de trabalho, com mais dignidade e segurança. Prova disso é que outro projeto em licitação também prevê que os catadores não necessitem mais fazer a separação do lixo úmido reciclável na esteira da usina de transbordo no Bairro Dona Carlota, que será desativada em função de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que aponta a precariedade da estrutura.

A partir da definição de um novo local para o transbordo, em fase de licitação (Concorrência 05/2022), o espaço será desocupado, passará por avaliação do grau de contaminação do solo e, posteriormente, será recuperado.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul tem a convicção de que o serviço da Coomcat seguirá sendo prestado de maneira eficiente em um ambiente humano e sustentável, garantindo atenção especial às pessoas, uma das marcas da atual gestão comandada pela prefeita Helena Hermany.


Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
Manifestação acontece nesta quarta
Manifestação acontece nesta quarta