compartilhe >>

Obra para solucionar alagamentos da rótula do 2001 inicia na próxima semana


Publicado 11/09/2021 07:00

Geral   SANTA CRUZ

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul dará início na próxima semana a uma obra para solucionar os alagamentos registrados na rótula do 2001. O serviço de canalização será realizado com maquinário próprio e servidores da Secretaria de Obras e Infraestrutura. De acordo com o responsável pela pasta, Edmar Hermany, os serviços serão realizados de forma gradativa a fim de não prejudicar totalmente o trânsito. "Se for possível, vamos iniciar na terça-feira na área próxima ao portão sete do Parque da Oktoberfest", ressalta. 

Com a troca da tubulação por uma maior, o objetivo é resolver o problema da obstrução dos canais. Desde a última chuva forte, quando o local ficou novamente alagado e alterou o fluxo de veículos que é intenso no trecho, a Prefeitura realiza a desobstrução das bocas de lobo, onde são encontrados diversos tipos de resíduos. Entretanto, conforme o secretário, as ações não são suficientes para evitar novos alagamentos. "Tivemos três caminhões especializados em desentupimento, mas não vamos esperar até que obstrua novamente. Vamos colocar tubulação de maior bitola. Hoje tem de 30 e queremos colocar de 80", diz. 

Embora a expectativa é que o serviço de canalização resolva o problema, a Prefeitura também já trabalha numa segunda opção de obra para o próximo ano, que deve entrar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. "Seria uma tubulação de galeria e não temos previsão orçamentária. Por isso, foi solicitado nesta sexta-feira um projeto para fazer essa futura obra. Será uma obra que terá que ser licitada para uma empresa especializada", explica. 

Leia mais: Helena Hermany determina início de obra para acabar com alagamentos na rótula do 2001


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Registro de um dos alagamentos já registrados no local
Registro de um dos alagamentos já registrados no local