compartilhe >>

Licitação do Centro de Bem-Estar Animal é concluída


Publicado 11/06/2021 07:10
Atualizado 11/06/2021 07:15

Geral   SANTA CRUZ

A licitação para o Centro de Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul foi concluída. Com isso, falta pouco para o espaço começar a se tornar realidade no município, com capacidade de abrigar 200 cães e 45 gatos. O documento já está na Procuradoria Geral do Município para homologação do contrato. O valor estimado é de R$ 1.620.486,53, com recursos do Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal. A empresa vencedora tem 10 meses para executar a obra a partir do termo de autorização para o início das intervenções.

O centro ocupará uma área total de 8,4 mil metros quadrados, com 1,1 mil metros quadrados de área construída em Linha Santa Cruz, junto à área da Granja Municipal. Conforme a vereadora Bruna Molz, autora do projeto, inicialmente serão albergados no local caninos e felinos em situação de vulnerabilidade, vítimas de maus tratos ou de abandono. "Os animais serão recuperados, tratados e preparados para futuras adoções", diz.  Além disso, espaço destinado à construção do centro dispõe de área para ampliação e expansão no atendimento de animais de outras espécies, como equinos e animais silvestres, dentro de um planejamento de médio prazo. No projeto, também há uma área aberta de 600 m² para recreação e interação entre os animais, bem como haverá materiais que venham a estimular o comportamento natural dos animais albergados.

No total, o Centro de Bem Estar Animal apresentará quatro edificações principais: um gatil com três boxes coletivos com área coberta e solário anexo, ambulatório, depósito de ração e material, local de internação de animais em observação ou quarentena; um canil coletivo com 25 boxes coletivos com área coberta e solário anexo, com um depósito de material; dois canis individuais com sete boxes cada, com área coberta e solário anexo – um isolamento/quarentenário e uma maternidade/creche e Setor Administrativo e de Atendimento Médico Veterinário.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul também realizou, em maio, a contratação de empresa para a execução de um canil provisório, emergencial, a ser executado em parte da área existente da Granja Municipal, em área próxima ao futuro Centro de Bem-estar Animal. O valor desta obra é avaliado em R$ 199.062,96 e servirá de apoio devido às condições do atual canil, que está com superlotação de cães e gatos. Depois da construção do Centro, o espaço será aproveitado para animais silvestres e equinos.

Leia mais:

Santa Cruz terá Centro de Bem Estar Animal com capacidade para abrigar 250 cães e gatos


Foto: Divulgação
Espaço será erguido em Linha Santa Cruz, junto à área da Granja Municipal
Espaço será erguido em Linha Santa Cruz, junto à área da Granja Municipal