compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz vacina moradores de localidade onde bugio com febre amarela foi encontrado


Publicado 29/04/2021 19:00

Geral   PREVENÇÃO

Os moradores de Reserva dos Kroth, onde um bugio com febre amarela foi encontrado morto, são vacinados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. De acordo com o Executivo, apenas a vacinação pode conter o vírus, que não é registrado nos gaúchos há mais de 10 anos. Além de Santa Cruz do Sul, outros 22 municípios do Rio Grande do Sul já apresentaram registros positivos para a doença em primatas mortos. 

De acordo com a médica veterinária Daniela Klafke da Vigilância Sanitária, a agente de saúde local e uma enfermeira da ESF Progresso já realizam o levantamento de quais moradores da Reserva dos Kroth não possuem a vacina e já efetuam a imunização. "É uma busca ativa", explica. Além da região onde o animal foi localizado, a Prefeitura também fará o mapeamento dos locais de ocorrência de populações de bugios para monitoramento, como Linha Santa Cruz e Rio Pardinho, áreas mais rurais. "Não podemos esperar ter um foco", diz. 

Nesse processo de prevenção, a médica veterinária também destaca a importância de entender que o bugio não transmite a febre amarela. "Não matem os animais. São eles que nos mostram, como um sinalizador, a presença do vírus", ressalta. A transmissão é feita por mosquitos Haemagogus que vivem em áreas de mata e por isso, num primeiro momento, a ação mais efetiva a ser realizada é a vacinação, além do uso de repelente e instalação de telas para quem mora próximo a essas regiões.

Porém, Daniela explica que caso a doença chegue na área urbana, através do aedes aegypti, os planos de controle da febre amarela seguirão os mesmo adotados para a dengue. Para evitar casos em humanos, a Vigilância Sanitária indica a vacinação para todos que ainda não foram vacinados. Conforme Daniela, há doses em todas as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul. Quem já tomou a vacina contra febre amarela não precisa se revacinar. As únicas exceções são para pessoas que tomaram a dose fracionada da vacina e para crianças de 9 meses a cinco anos de idade, que precisam de reforço.

Leia mais: Santa Cruz tem caso positivo de febre amarela em bugio encontrado morto


Foto: Arquivo/Agência Brasil
Há doses de vacina contra febre amarela em todas as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul
Há doses de vacina contra febre amarela em todas as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul