compartilhe >>

10 mil pessoas já tiveram contato com o vírus no Vale do Rio Pardo, estima pesquisa


Publicado 06/08/2020 13:24
Atualizado 06/08/2020 14:42

Covid-19   COVID-19

A primeira fase da pesquisa com testes rápidos do novo coronavírus no Vale do Rio Pardo apontou uma previsão de que aproximadamente 10 mil pessoas da região já entraram em contato com a doença e adquiriram anticorpos. A informação foi divulgada pelo médico infectologista Marcelo Carneiro durante live de apresentação dos resultados. Encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a pesquisa teve apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Philip Morris Brasil.

No total, 1.066 testes foram aplicados em 14 municípios da região: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Desse número de testes, conforme o médico Marcelo Carneiro, a presença de anticorpos foi detectada em 31 deles (11 na zona rural e 20 na zona urbana). "Isso nos gera um dado estatístico de previsão de mais ou menos um teste reagente a cada 34 habitantes na região do Cisvale", destacou.

Os testados do Vale do Rio Pardo representam 3,2% da população gaúcha. De acordo com o médico Marcelo Carneiro, esse foi o primeiro estudo de incluir a zona rural na pesquisa. Aproximadamente mais três mil pessoas serão analisadas nas próximas etapas que devem ocorrer a cada 15 dias. A próxima ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto. 

Outros resultados

A pesquisa também apontou que 63% conseguem fazer o isolamento social, 91% usam máscara ao sair de casa e 51% sai apenas para atividades essenciais. Além disso, 6,7% dos entrevistados teve algum morador do domicílio que perdeu o emprego durante a pandemia. 23,6% tiveram suspensão de contrato ou redução da jornada de trabalho. Do total, 71,5% dos entrevistados recebem menos de três salários mínimos.

Leia mais: 

Quantos casos positivos a pesquisa da Covid revelou em Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol?


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Pesquisa com testes rápidos ocorreu no último fim de semana
Pesquisa com testes rápidos ocorreu no último fim de semana

Foto: Reprodução
Live de apresentação dos resultados foi realizada nesta quinta-feira
Live de apresentação dos resultados foi realizada nesta quinta-feira