compartilhe >>

Quantos casos positivos a pesquisa da Covid revelou em Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol?


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/08/2020 16:00

Geral   ESTUDO

É nesta quinta-feira (6) que as conclusões preliminares da primeira fase da pesquisa do Cisvale, em parceria com a Unisc, devem ser divulgadas. Embora, os dados não devam ser apresentados especificamente por município, sendo a pesquisa de âmbito regional, os casos positivos foram comunicados imediatamente à Vigilância Epidemiológica de cada município, após realização desta primeira fase do estudo. O Grupo Arauto teve acesso aos dados de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul e Vale do Sol. 

Em Vera Cruz, dos 80 testes rápidos aplicados em moradores da área urbana e rural, durante o sábado e o domingo, dois foram positivos, conforme a secretaria de Saúde do município. Em Santa Cruz do Sul, a pesquisa também percorreu as residências nesses dois dias. Dos 386 testes rápidos, nove moradores testaram positivo, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. Em Vale do Sol, as testagens foram somente no domingo. Dos 35 moradores que participaram, a secretária de Saúde informa que um testou positivo. 

Apesar de os casos positivos para coronavírus terem sido divulgados pelas secretárias de Saúde, a professora doutora Mari Ângela Gaedke, que integra a equipe técnica da pesquisa, reforça que o dado numérico identificado através do estudo não é representativo em cada município, mas sim da região. “Assim, não há como comparar o número de casos positivos em cada município e dizer que temos uma prevalência maior ou menor em Candelária em relação a Vera Cruz, por exemplo. Se fosse realizada a pesquisa para identificar a prevalência em cada município, o cálculo amostral seria diferente e o número de testes precisaria ser bem maior”, esclarece.

O estudo busca analisar a progressão da Covid-19 no Vale do Rio Pardo e terá, ainda, mais três etapas. A próxima delas deve ocorrer nos dias 15 e 16 de agosto.


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Em casa, moradores foram submetidos ao teste rápido
Em casa, moradores foram submetidos ao teste rápido