Entenda o que muda se a bandeira permanecer vermelha


Por: Portal Arauto
Publicado 12/07/2020 10:46
Atualizado 12/07/2020 17:03

Geral   ROTINA

A região de Santa Cruz do Sul está atualmente enquadrada na bandeira vermelha no programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Antes, com a vigência da bandeira laranja algumas regras, principalmente quanto à ocupação de espaços, eram um pouco mais flexíveis. A região encaminhou recursos e pode voltar à bandeira laranja. O anúncio será feito pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (13), após reunião do Gabinete de Crise.

Se a bandeira continuar vermelha após a revisão, algumas rotinas precisarão ser alteradas. Em essência, a mudança impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja.

Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Os shoppings, podem operar com apenas 25% dos funcionários.

Há também a diminuição dos quadros de funcionários, em todas as categorias, poderá ser por teletrabalho ou por trabalho presencial restrito. Confira o que muda em cada setor:

Administração Pública

Redução de 50% para 25% – Trabalhadores dos serviços não essenciais.

Redução de 75% para 50% – Serviços delegados de habilitação de condutores.

Agropecuária

Redução de 75% para 50% – Agricultura, pecuária, produção florestal e serviços relacionados.

Redução de 50% para 25% – Pesca e aquicultura.

Alojamento e Alimentação

Redução de 50% para 40% dos quartos disponíveis – Hotéis e similares dentro da cidade.

Redução de 100% para 75% dos quartos disponíveis – Hotéis e similares em beira de estradas e rodovias.

Comércio

Redução de 50% para 25% – Comércio de veículos, atacadista de bens não essencial, varejista de bens não essencial, lojas de centros comerciais de bens não essenciais e lojas de shoppings de bens não essenciais.

Redução de 75% para 50% – Comércio atacadista de bens essenciais, varejista de bens essenciais, mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares.

Educação

Atendimento Remoto – Ensino de idiomas, música, esportes, dança, artes cênicas, arte, cultura, formação profissional, formação continuada, cursos preparatórios para concurso, treinamentos e similares.

Redução de 50% para 25% – Ensino médio técnico subsequente, ensino superior e pós-graduação em atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão. E atividades de apoio à educação.

Indústria

Redução de 50% para 25% – Extração de petróleo e minerais.

Redução de 75% para 50% – Alimentos, bebidas, papel e celulose.

As regras não se alteram para as indústria de tabaco.

Saúde e Assistência

Redução de 75% para 50% – Serviços de assistência veterinária.

Serviços

Fechados – Teatros, cinemas, casas de espetáculos (dança, circo e similares), museus, bibliotecas, arquivos, acervos e similares, ateliês (artes plásticas, restauração de obras de arte, escrita, artistas independentes e similares), atividades de organizações associativas ligadas à arte e à cultura (MTG e similares) e eventos em ambiente fechado ou aberto, agência de turismo, passeios e excursões, faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares.

Redução de 50% para 25% – Lavanderias e similares, serviços de reparação e manutenção de objetos e equipamentos, organizações sindicais, patronais, empresariais e profissionais, imobiliárias e similares, serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade e outros, serviços administrativos e auxiliares.

Redução de 75% para 50% – Bancos, lotéricas e similares, serviços para edifícios (Limpeza, Manutenção).

Serviços de Informação e Comunicação

Redução de 75% para 50% – Edição e edição integrada à impressão e produção de vídeos e programas de televisão.

Transportes

Redução de 60% para 50% – Transporte coletivo de passageiros (municipal tipo comum).

Redução de 100% para 50% – Transporte coletivo de passageiros (metropolitano tipo seletivo, intermunicipal tipo comum, intermunicipal tipo semidireto, direto, executivo ou seletivo).

Redução de 75% para 50% – Atividades de correios, serviços postais e similares.

Redução de 50% para 25% – Aeroclubes e aeródromos.


Foto: Arquivo/Portal Arauto