compartilhe >>

Agricultura familiar é destaque com mais de 500 expositores na feira


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 22/03/2024 15:26
Atualizado 22/03/2024 15:29

Geral Cobertura Especial   EXPOAGRO AFUBRA

Na terça-feira, dia 19, foi dada a largada para a 22ª Expoagro Afubra, no parque da feira em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A abertura oficial ocorreu pela manhã e contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza. Autoridades federais, estaduais, prefeitos e representantes de entidades e instituições também acompanharam a cerimônia do evento que encerra hoje. 

A programação conta com debates, palestras, explanações e dinâmicas envolvendo especialistas e lideranças ligadas a diversos setores do agro. Mais de 500 expositores ocupam a estrutura montada em 35 hectares de parque onde o visitante pode encontrar as mais diversas sugestões de inovação e tecnologias para as atividades rurais. 

Agricultura familiar

Logo após a abertura oficial, também foi aberto o Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço é sinônimo de negócios e funciona como uma vitrine para a demonstração da variedade de itens produzidos nas propriedades do Rio Grande do Sul. Este ano, 216 expositores ocupam o espaço.    

Da Agroindústria Jost, de Vera Cruz, Lucas Jost levou a produção de cucas, bolos, rocamboles, pães e amanteigados para a Expoagro. O local, conforme avalia, além de incrementar as vendas, ajuda a divulgar os produtos e conquistar novos paladares. “É sempre uma grande oportunidade participar da feira, vem gente de longe para conhecer nossos produtos. Nesta quarta-feira, o movimento está ótimo”, contou. Enquanto a feira acontece, na propriedade a produção segue a mil. “Nossos produtos são feitos no dia, apenas as bolachas podemos fabricar com um tempinho de antecedência”, complementou.

Corroborando a declaração do vera-cruzense, alguns metros adiante, Roselaine Bender, de Herveiras, encontrou o estande de Gilson Rutsatz, proprietário da Agroindústria Melados Rutsatz de Linha Dona Josefa, interior de Vera Cruz. Além do melado, ele comercializa rapadura, o doce tão apreciado pelos gaúchos. Tem de diversos tipos, tamanhos e formas. “Sou cliente dele há anos e sempre o procuro para levar os produtos”, revelou a visitante. Gilson revelou que é uma alegria quando algum cliente o encontra na feira, que avalia ser o melhor local para expandir seu negócio. “Além das vendas, a participação é sempre muito importante para buscar novos clientes e novos mercados”, frisou.

Juliana Durante e Leatriz Berle, de Vale do Sol, são vizinhas e possuem um gosto em comum: o artesanato. A feira é, para elas, a chance de comercializar aquilo que produzem ao longo do ano. “Faz nove anos que participamos, aqui é ótimo, não gastamos nada. Trouxemos crochê, panos de prato, bucha vegetal, e os chinelos já estão em falta”, disse Juliana, animada com as vendas.


Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
Lucas e Claudete, da Agroindústria Jost
Lucas e Claudete, da Agroindústria Jost

Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
Gilson Rutsatz levou melado e rapaduras para comercializar
Gilson Rutsatz levou melado e rapaduras para comercializar

Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
Juliana e Leatriz fizeram bons negócios
Juliana e Leatriz fizeram bons negócios