compartilhe >>

Pró-Futuro vai ofertar oficinas no CRAS e na Escola Hannemann


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/03/2024 08:00

Conteúdo Patrocinado   VERA CRUZ

Uma oportunidade ímpar para aprender dança, judô, informática, robótica e corte e costura. Vera-cruzenses que estão inscritos no CadÚnico do Governo Federal, a partir dos oito anos de idade, têm prioridade para se inscrever nas oficinas que integram o projeto Pró-Futuro e que serão ofertadas gratuitamente no município, sediadas na Escola Estadual Frederico Augusto Hannemann, em Vila Progresso, e no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Boa Vista. Nos dois locais haverá uma cerimônia de lançamento do projeto na próxima quinta-feira, dia 21. À tarde, a partir das 16h, será no educandário de Vila Progresso e às 19h no bairro Boa Vista, com a presença do secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, e do representante da Cufa no RS, Roberto Orestes Machado Torres Junior. A iniciativa foi idealizada pelo vera-cruzense Lucas Patrick Gonçalves, coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) em nível local. As aulas começam em abril.

O Pró-Futuro integra o Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social – Pró-Social, da Lei Estadual nº 11.583/2002, que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais por parte de empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS). O projeto tem como patrocinador master a empresa Medlive e conta também com o aporte do Supermercado Miller e das Lojas Renner, e apoio da Administração Municipal de Vera Cruz.

Lucas explica que nutre de longa data o desejo de criar um projeto social que integrasse aprendizado, lazer e qualificação no município e agora poderá dar o primeiro passo, mas a ideia é continuar no ano que vem, incluindo o olhar voltado ao primeiro emprego e à qualificação de mão de obra. Para auxiliar nesta iniciativa, foi criada uma comissão em cada localidade com agentes de saúde e lideranças para divulgar as oficinas, tirar dúvidas e a fiscalização cabe ao Comaso.

Vagas

Serão 20 vagas para judô em cada um dos locais; 20 para dança moderna e hip hop em cada local; 16 vagas para informática e 16 para robótica em cada local. Apenas a oficina de corte e costura será realizada unicamente no CRAS por causa do maquinário. As inscrições iniciam dia 25 de março no Hannemann e no CRAS. Para se inscrever, basta apresentar documento pessoal e número do CadÚnico. Serão 12 meses de projeto, sendo 11 de oficinas práticas, explica Lucas, que se mostra ansioso, especialmente pelos temas que envolvem inovação. Na robótica, frisa ele, a criatividade, a paciência, a coordenação motora, o raciocínio serão aguçados, e a aula inclusive prevê a abordagem da Inteligência Artificial. Na informática a ideia também é aproveitar para multiplicar o ensinamento aos jovens de como elaborar um currículo para se sair melhor numa entrevista de emprego, pontua ele.

As aulas serão preferencialmente à tarde e em semanas intercaladas, uma no CRAS e outra no Hannemann. O início das oficinas será na primeira quinzena de abril e cada curso dará lanche ao participante, certificado de conclusão e os materiais necessários. O cronograma dos dias com as respectivas oficinas ainda será divulgado a partir das adesões.


Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
Oficina de robótica é uma das opções
Oficina de robótica é uma das opções