compartilhe >>

90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 09/03/2024 08:00

Conteúdo Patrocinado   CONTEÚDO PATROCINADO

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) divulgou que o Brasil deve ter quase 673,5 mil novas vagas na área da TI até 2025. Dessa forma, surge a importância de formar profissionais na área através de cursos que os conduzam para o mercado de trabalho. Um exemplo desse tipo é a Escola Senac Santa Cruz, que oferece diversos cursos na área de tecnologia.

De acordo com o coordenador dos Cursos de Tecnologia do Senac, Nairo A. J. Sanches, no cenário atual, onde a tecnologia permeia todos os aspectos da vida, investir em uma carreira na área de Tecnologia da Informação (TI) pode ser uma decisão extremamente promissora. "E quando falamos em formação de qualidade nesse campo, o Senac Santa Cruz do Sul se destaca como uma referência inegável", destaca.

Diferencial

Um dos dados mais notáveis sobre as formações oferecidas pela escola é que, segundo o coordenador, de 80 a 90% dos alunos formados ingressam diretamente no mercado de trabalho. "Esse alto índice de empregabilidade durante e após o curso é um reflexo do compromisso do Senac em preparar seus alunos para os desafios do mundo profissional desde o primeiro dia de aula", ressalta.

Mas o que faz os cursos do Senac se destacarem tanto nesse sentido? A resposta de Sanches é em relação à metodologia única adotada pela instituição: "Ao integrar empresas parceiras diretamente na sala de aula, os alunos têm a oportunidade de enfrentar problemas reais e vivenciar situações autênticas do ambiente de trabalho. Essa abordagem prática e voltada para as demandas reais do mercado de TI não só estimula o aprendizado, mas também oferece aos alunos uma visão clara e tangível do seu futuro profissional".

Além do diferencial na metodologia, o Senac Santa Cruz do Sul se destaca por sua busca contínua em formar profissionais técnicos prontos para atender às necessidades específicas das empresas da comunidade. "Os professores, todos com vasta experiência na área, trazem consigo uma bagagem valiosa que enriquece ainda mais o processo de aprendizado dos alunos", afirma.

Empregabilidade

Um exemplo da empregabilidade dos cursos é a aluna Bárbara Marques, de 19 anos. Nascida em Santa Cruz do Sul, Bárbara, que possui um amigo da área da TI, entrou no curso de Lógica Programação do Senac em março de 2023. Após gostar do que aprendeu e se formar no dia 15 de fevereiro deste ano, já começou a formação de JavaScript e se inscreveu no curso Técnico em Informática do Senac Santa Cruz. "É uma área que requer que se resolva problemas e tem vários desafios. Achei interessante realizar o Técnico, pois abrange várias áreas de conhecimento dentro da informática e programação", explica.

Atualmente, a aluna trabalha no suporte técnico da Sellflux, empresa de gestão de funis de venda com 3 anos de atuação no mercado. A santa-cruzense acredita que o fato de estar realizando um curso na área contribuiu para a sua mudança de área, já que inicialmente ingressou na organização pela área comercial. "Achei a estrutura da escola muito boas. Todos os professores e a equipe com que tive contato foram muito atenciosos comigo. Docentes com uma metodologia muito boa e sempre me ajudando quando eu precisava", enfatiza.

A visão da empresa

Para o diretor de operações na Sellflux, Jader Machado, existe uma alta demanda de colaboradores da área da tecnologia pela constante evolução tecnológica, sendo necessário se manter atualizado para não ficar ultrapassado para o mercado. Dessa forma, destaca o desempenho da Bárbara: "Sempre demonstrou grande vontade e facilidade em aprender o máximo, tendo entregas acima da média pelo fácil entendimento do todo. O conhecimento prévio dela na área de tecnologia favoreceu muito seu ingresso e manutenção na empresa, pelo fato de tornar mais fácil sua adaptação a uma empresa que trabalha diariamente com tecnologia. Nesses casos, a pessoa precisa aprender somente a empresa e não sobre tecnologia, o que reduz muito o tempo de adaptação e entrega de resultados".

Machado ainda destaca que a formação na área traz como bagagem um conhecimento teórico e prático, que facilita muito da adaptação do colaborador: "Faz com que o tempo entre sua chegada, aprendizado e entrega seja menor que alguém que inicia do zero", finaliza.

Conheça os cursos

Confira as opções de cursos na área da tecnologia com matrículas abertas:

Técnico em Informática - durante as 1.200 horas de aprendizado, a formação prepara o aluno para o planejamento e execução dos processos de manutenção de computadores e operação de redes locais. Além disso, ensina a desenvolver aplicativos computacionais através de normas técnicas de qualidade, saúde, segurança do trabalho e preservação ambiental no desempenho da função. Ao final da capacitação, o estudante estará pronto para ingressar em empresas de variados segmentos e participar de concursos em organizações públicas. As aulas iniciam no dia 25 de março e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Comerciários possuem 10% de desconto nas inscrições.

Lógica de Programação - durante a formação, com carga horária de 60 horas, o aluno aprende programação estruturada, tipos de dados, variáveis, constantes, operadores, utilização de vetores, matrizes, procedimentos, funções e recursividade. O curso de Lógica de Programação tem como diferencial docentes especialistas no assunto e que trazem para sala de aula situações reais que preparam o aluno para as demandas do mundo do trabalho. As aulas iniciam no dia 15 de abril e serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Desenvolvimento Web - Front End - A formação, com carga horária de 114 horas, capacita o profissional para desenvolver imagens em aplicações web com Photoshop, codificar interface de websites, utilizando linguagem de marcação com aplicação de estilos, e desenvolver recursos de interatividade no conteúdo web com JavaScript. Para realizar o curso, é necessária idade mínima de 15 anos, estar matriculado ou ter ensino médio completo e conhecimentos específicos em editores de texto, planilhas eletrônicas e lógica de programação. As aulas iniciam no dia 5 de junho e serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Inscrições com desconto

Até o dia 11 de março o Senac Santa Cruz estará ofertando 10% de desconto nos cursos presenciais, durante a Campanha de Volta às Aulas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Senac Santa Cruz do Sul ou comparecerem presencialmente na escola, que fica localizada na rua Venâncio Aires, 300, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3711-6460 ou pelo WhatsApp (51) 98594-0068. 


Foto: Senac/Divulgação
90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações


90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações


90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações


90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações


Foto: Senac/Divulgação
90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações


Foto: Senac/Divulgação
90% dos alunos dos cursos de TI do Senac Santa Cruz do Sul saem empregados das formações