compartilhe >>

Arauto Saúde: nutrição e saúde da mulher


Publicado 09/03/2024 07:59

Arauto Saúde   ARAUTO SAÚDE

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Arauto Saúde esteve na clínica da nutricionista Juliana Ziebell para bater um papo sobre saúde e alimentação.

Juliana, as mulheres têm mais atenção aos cuidados preventivos do que os homens e sabemos que uma das grandes preocupações delas está relacionada ao corpo e ao peso. Fale sobre isso.
A questão do peso não pode referir-se apenas ao peso apresentado na balança. Temos que prestar atenção em como está a distribuição do peso corporal dessa mulher, qual é o percentual de gordura e qual é o percentual de massa magra. A questão da perda de peso ou mesmo da manutenção de um peso saudável depende de outros pilares, não somente a alimentação. Claro que a alimentação é um pilar, é um raio de uma roda muito importante, mas temos que levar em consideração também os exercícios físicos, o sono e a saúde mental e espiritual desta pessoa. 

E a questão dos hormônios? As mulheres têm uma transformação hormonal. Como é que isso pode influenciar na variação do peso?
Se o uso da pílula contraceptiva é extremamente necessário, não há muito o que fazer, mas é importante estar atento sempre aos níveis bioquímicos para ver se essa pílula está causando alguma deficiência de vitamina ou mineral e, em consequência, um desequilíbrio metabólico nessa mulher. Mulheres que fazem uso dos métodos Mirena, DIU devem ter cuidado redobrado com as questões cardiovasculares e circulatórias, formação de trombose. Então, uma mulher que precisa usar hormônio deve ter um cuidado redobrado com alimentação e os exercícios físicos para manter a saúde em dia. 

E na menopausa, quando a mulher precisa de suplemento, o que precisa ser feito?
Temos que identificara as queixas de cada mulher. Vamos trabalhar dentro da nutrição funcional. Temos estratégias para melhorar o sono, a libido, a disposição, o humor, tanto de nutrição como de suplementação. 



Mariana Schneider
Pedro  Thessing e a nutricionista Juliana Ziebell
Pedro Thessing e a nutricionista Juliana Ziebell