compartilhe >>

Arauto Saúde: picadas e mordidas de animais


Publicado 02/03/2024 07:59

Arauto Saúde   ARAUTO SAÚDE

O Arauto Saúde desta edição trouxe a médica Clauceane Venzke Zell para falar de um assunto que muito tem preocupado neste momento: mordidas e picadas de insetos e outros animais.

Qual é o primeiro procedimento que uma pessoa deve realizar ao ser picada por uma cobra?
O importante é manter a calma, sempre que um indivíduo for picado por uma cobra. Não adianta toda a família ficar ansiosa, nervosa, então é preciso manter a calma e tentar capturar o animal que picou e levar essa pessoa para atendimento médico. Não há como saber imediatamente se a cobra é venenosa ou não, por isso a necessidade de capturar o animal. Assim também é possível instituir o tratamento correto.

E quando for picada de aranha, como proceder?
Temos várias espécies de aranha, algumas venenosas e outras não. Neste caso também é recomendado levar o animal para a consulta porque existem aranhas que liberam toxinas capazes de causar lesões em órgãos importantes como os rins, por exemplo. Há casos onde a função renal pode ser perdida. É importante buscar atendimento médico para evitar complicações.

E o que fazer no caso de mordida de cães e gatos?
É importante lavar o local com água e sabão e não utilizar nenhum medicamento em cima da lesão. Também é indicado procurar atendimento médico para avaliar a lesão. Se é preciso fazer sutura ou não, há casos em que a sutura pode fechar a lesão e causar uma infecção ainda maior, é sempre necessário fazer a avaliação. Verificar também se as vacinas, como a antitetânica, estão em dia. Há casos em que a antirrábica precisa ser aplicada.

No caso de picada de abelhas e marimbondos, o que fazer?
Geralmente a picada destes insetos causa uma reação local, quando for uma picada. Agora, a pessoa que for picada por mais abelhas, mais marimbondos, essa sim precisa de atendimento para evitar lesões maiores. Se a pessoa sabe que é alérgica, deve procurar atendimento médico mesmo se uma picada única acontecer. 



Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
Pedro Thessing e a médica da família Clauceane Venzke Zell
Pedro Thessing e a médica da família Clauceane Venzke Zell