compartilhe >>

Prevenir é o melhor remédio: a importância de fazer os exames de check-up


Publicado 02/03/2024 08:00

Conteúdo Patrocinado   SINTONIZE SAÚDE

Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado a preocupação com nossa saúde, negligenciando a importância de uma avaliação médica regular. No entanto, é essencial compreender que a prevenção e uma rotina de exames de check-up são fundamentais para evitar doenças graves e garantir uma qualidade de vida plena.

Entre os diversos benefícios de realizar exames de check-up regularmente, destacam-se a detecção precoce de doenças e o monitoramento de fatores de risco. Ao identificar problemas de saúde em estágios iniciais, torna-se possível iniciar o tratamento de forma mais eficaz, aumentando as chances de recuperação e reduzindo o impacto negativo na saúde do indivíduo.

Dentre os exames mais comuns realizados em um check-up, estão o hemograma, que avalia as células sanguíneas e pode indicar diversas condições, como anemia e infecções; os exames de glicose, colesterol e triglicerídeos, fundamentais para o diagnóstico e controle de diabetes e doenças cardiovasculares; além de análises de vitaminas, hormônios, função hepática e renal, entre outros, que fornecem informações cruciais sobre o funcionamento do organismo.

Segundo Cássia Pacheco, biomédica do Laboratório do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, a importância de manter uma rotina com esse cuidado prévio. "Os exames de check-up são essenciais para identificar possíveis problemas de saúde antes mesmo deles se manifestarem de forma sintomática. Isso possibilita intervenções precoces e mais eficazes, contribuindo para a prevenção de complicações".

Leia também: Hospital Ana Nery: há mais de duas décadas com olhar voltado ao social

A biomédica também explicou que, hoje em dia, as pessoas podem buscar pacotes de exames nos laboratórios mesmo sem uma prescrição médica. No entanto, a consulta com um médico é fundamental após ter o resultado em mãos. "A interpretação dos resultados dos exames requer conhecimento técnico e experiência clínica, pois os valores de referência podem variar de acordo com características individuais e outros fatores", salienta. 

O acompanhamento profissional permite uma abordagem personalizada, levando em consideração o histórico médico, os fatores de risco e as necessidades específicas de cada pessoa. Em suma, investir na realização regular de exames de check-up é um investimento na própria saúde e bem-estar. A prevenção continua sendo o melhor remédio, e a conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos é o primeiro passo para uma vida mais saudável e plena.

"É importante que a pessoa coloque no calendário um ponto de partida. Tem pessoas que fazem os exames de rotina sempre na época do seu aniversário, ou então durante as férias. Independente do período, é fundamental que se tenha esse cuidado e esse zelo com a própria saúde", finaliza Cássia. 


Foto: Bia de Moura/Grupo Arauto
Cássia Pacheco, biomédica do Laboratório do Hospital Ana Nery, falou sobre a relevância dos cuidados prévios
Cássia Pacheco, biomédica do Laboratório do Hospital Ana Nery, falou sobre a relevância dos cuidados prévios