compartilhe >>

Arauto Saúde: os sintomas da dengue


Publicado 24/02/2024 08:00

Arauto Saúde   ARAUTO SAÚDE

O Arauto Saúde desta edição esteve no Posto Central de Santa Cruz do Sul para conversar com a médica Betânia Tomilin para voltar ao assunto da dengue e, desta vez, abordar os sintomas da doença e aprender a identificar a possibilidade de existência dela. 

Dra. Betânia, já tivemos óbitos na região, sabemos que existem casos em quase todos os municípios, a dengue realmente assusta. Qual é a importância de conseguir fazer o diagnóstico quando os sintomas aparecem?
É importante podermos falar sobre isso neste momento. Os sintomas da dengue incluem febre – normalmente uma febre que dura de 2 a 7 dias e acima de 38 graus – associada a outros dois ou mais sintomas que podem ser os mais diversos. Nesta lista podemos incluir dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas na pele, náusea, vômito, dores abdominais, cansaço, rastro cutâneo, coceira e ainda existem outros. É importante buscar o diagnóstico com brevidade porque estes sintomas podem ser confundidores. Existem outras doenças com os mesmos sintomas. Então, procurar atendimento para fazer uma avaliação, identificar se existem sinais de gravidade que vão necessitar de internação ou um acompanhamento mais próximo é essencial. 

É importante, quando surgirem estes sintomas, que o paciente não se automedique para não confundir o diagnóstico? 
Sim, a dengue, em especial tem alguns medicamentos que são contraindicados, os anti-inflamatórios especialmente. Por isso, orientamos às pessoas que apresentam alguns sintomas, que procurem atendimento para que o diagnóstico seja feito, assim como o tratamento adequado. 

Febre, dor de cabeça são sintomas que também podem ser confundidos com gripe, covid, é importante fazer exames?
Claro. As doenças virais, no geral, cursam com sintomatologias muito parecidas, então é importante buscar atendimento e fazer a avaliação dos sintomas para iniciar o tratamento correto. 



Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
Pedro Thessing conversou com a médica Betânia Tomilin
Pedro Thessing conversou com a médica Betânia Tomilin