compartilhe >>

Vale a pena investir na Confeitaria? Saiba como está o mercado de trabalho no ramo


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 21/02/2024 08:00

Conteúdo Patrocinado   CONTEÚDO PATROCINADO

Seja como um hobbie ou como profissão, o universo da confeitaria atrai diversas pessoas para a cozinha, permitindo-lhes experimentar receitas, explorar a criatividade, compartilhar produções com familiares e amigos e empreender através dos doces e sobremesas. De acordo com a chef e coordenadora dos cursos de gastronomia do Senac Santa Cruz do Sul, Cátia Leal, o ramo tem um mercado de trabalho que se mantem aquecido, com oportunidades diversificadas.

“A gastronomia tem ganhado cada vez mais espaço em novos empreendimentos e a confeitaria tanto para o setor de eventos quanto lojas físicas tem sido uma aposta garantida. Desta forma, a busca por mão de obra qualificada se faz cada vez mais presente”, afirma Cátia. A educadora destaca que os profissionais da área podem atuar não só em pequenas ou grandes empresas, mas também de forma autônoma, sendo seu próprio chefe. 

Exemplo disso, é o da ex-aluna do curso de confeiteiro do Senac Santa Cruz do Sul e empreendedora, Patrícia Konzen, que decidiu transformar o seu futuro profissional através da formação. Proprietária da confeitaria Aconchego Doce, Patrícia conta que anteriormente trabalhava no ramo financeiro e a capacitação foi essencial para ter certeza da mudança de carreira.

Ela diz que o curso proporcionou toda a orientação técnica, prática e experimental necessária, não apenas dos preparos como também da realidade do negócio. “Os professores são muito qualificados e nos trazem toda a experiência e conhecimento que possuem de uma forma muito clara e criativa. A interação com os colegas e as vivências na cozinha nos trazem uma ideia mais próxima do que é atuar na confeitaria”, aponta. Além disso, ela diz que a infraestrutura do Senac é completa e bem equipada, facilitando o aprendizado.

Quanto à qualificação no setor, a coordenadora Cátia comenta que é fundamental buscar conhecimento e atualizar-se constantemente diante das novas tendências. Ela realça que o Senac Santa Cruz do Sul busca brindar ao aluno a melhor experiência educacional e salienta que “muitas pessoas chegam na escola interessadas na cozinha como hobbie e mudam de vida fazendo dela a sua realização profissional”.

A docente explica que o curso de Confeiteiro, com 300 horas de carga horária, aborda a confeitaria de forma completa, ensinando a elaborar, montar e finalizar massas, coberturas, recheios, geleias, cremes, caldas, chocolates, sobremesas, entre outros, além de abordar o empreendedorismo, a gestão de custos e a liderança. Já na formação de Técnicas e Bases, com carga horária de 80 horas, ela   diz que o participante irá desenvolver as bases iniciais da confeitaria, construindo conhecimentos para produzir receitas básicas.   

E para quem deseja ingressar na área, o Senac Santa Cruz do Sul está com inscrições abertas para os cursos Confeitaria: Técnicas e Bases e Confeiteiro. Para se inscrever, os interessados podem acessar o site da escola ou comparecerem presencialmente na rua Venâncio Aires, 300, no bairro Centro. O contato também pode ser feito pelo telefone (51) 3711-6460 ou pelo WhatsApp (51) 98416-2411.

Confira mais informações a seguir:

Confeitaria: Técnicas e Bases (80h)

  • Início das aulas:

1ª turma: 1º de março, sextas-feiras das 19h às 22h

2ª turma: 11 de março, segundas e terças-feiras das 14h às 17h

Confeiteiro (300h)

  • Início das aulas: 20 de maio, segundas e terças-feiras das 19h às 22h

Foto: Arquivo pessoal
Vale a pena investir na Confeitaria? Saiba como está o mercado de trabalho no ramo


Foto: Arquivo pessoal
Vale a pena investir na Confeitaria? Saiba como está o mercado de trabalho no ramo


Foto: Divulgação
Vale a pena investir na Confeitaria? Saiba como está o mercado de trabalho no ramo


Foto: Divulgação
Vale a pena investir na Confeitaria? Saiba como está o mercado de trabalho no ramo