compartilhe >>

Arauto Saúde: Dengue


Publicado 17/02/2024 07:59

Arauto Saúde   ARAUTO SAÚDE

O Arauto Saúde desta edição esteve na sede da Vigilância Sanitária de Vera Cruz para falar de um tema sobre o qual estamos todos alertas: o aumento dos casos de dengue. Quem conversou conosco foi o agente sanitário Rudi Berlt, que tem atuado frente ao problema. Vera Cruz já confirmou três casos da doença e outros nove estão em avaliação. Por isso nosso foco é falar sobre os cuidados e prevenção.  

Rudi, os Aedes aegypti não são insetos de zona rural, eles estão na área urbana, confirma?
Sim, não temos encontrado mosquitos na zona rural, ele é específico da área urbana, o que tem nos preocupado bastante. 

Os ralos de banheiro são locais que as pessoas devem atentar em relação à limpeza?
Exatamente, os ralos são uma preocupação constante, principalmente quando eles não estão ativos, quando fica o banheiro desativado ou é um ralo de rua que não tem a circulação, enfim, de algum produto junto com a água, o Aedes acaba se proliferando ali. É importante colocar uma água sanitária, fazer a troca de água, movimentar esse ralo.

De acordo com os dados da vigilância, o que é que mais preocupa em relação ao nosso cenário?
Fizemos um levantamento detalhado em janeiro e o que nos preocupa bastante são os pontos de acúmulo de água como caixas d’água, ralos, piscinas e bromélias. São nestes depósitos que temos encontrado bastante a presença dos Aedes aegypti. Não são nas bromélias de mato, no interior, que estão na natureza. A que nos preocupa é que está no pátio. As bromélias do tipo imperial podem acumular até 40 litros de água. Por isso, nossa orientação nas áreas urbanas é de que a bromélia seja substituída por outro tipo de planta. Mesmo que se coloque cloro, não há como assegurar que o mosquito não vá proliferar naquela planta. Os cuidados e o monitoramento devem ser intensificados neste momento de epidemia no estado.



Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
Pedro Thessing conversou com Rudi Berlt, da Vigilância Sanitária de Vera Cruz
Pedro Thessing conversou com Rudi Berlt, da Vigilância Sanitária de Vera Cruz