compartilhe >>

Arauto Saúde: varizes e problemas de circulação


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 10/02/2024 07:59

Arauto Saúde   ARAUTO SAÚDE

O Arauto Saúde desta edição esteve no consultório do cirurgião vascular Sérgio Ricardo Araújo de Moraes para falar sobre varizes e problemas de circulação nas pernas.

Doutor Sérgio, o que é que preocupa quando uma pessoa apresenta dores frequentes em uma perna, formigamento? Quando é preciso procurar ajuda?
Dores nas pernas, cansaço e formigamento sempre têm que ser investigados, isso pode ser alguma coisa circulatória. A dor nas pernas pode ser algo benigno, claro, pois nem toda dor vai ser algum problema grave, mas precisa ser investigado. Então, se houver dor nas pernas, cansaço, peso nas pernas, formigamento, alteração da sensibilidade, sensação de queimação, isso merece investigação, principalmente se os sintomas forem recorrentes. Um sintoma que é muito eventual até pode ser somente observado, agora, quando for recorrente, deve ser analisado. 

Temos a questão da preocupação estética e a de ser algo realmente mais sério. Como são estes dois encaminhamentos? As mulheres, principalmente, se preocupam bastante.
Sempre digo que todo cuidado estético passa fundamentalmente por uma avaliação funcional também. Toda variz, toda veia dilatada que se enxerga na perna é essencialmente uma veia doente. O que a gente precisa saber é se aquela veia é só ela mesmo, ou se existe alguma coisa a mais. Mesmo sem qualquer outro sintoma como dor, cansaço, somente enxerga algumas varizes, o correto é fazer uma avaliação funcional através de um bom exame físico, de uma avaliação com ultrassom porque a funcionalidade precisa sempre ser avaliada antes.  Toda doença funcional vai ter um comprometimento estético também. Nem todo problema estético vai ter um problema funcional grave associado. O que temos que lembrar é que a variz é uma veia doente. Então essas coisas têm que andar sempre juntas: a avaliação funcional juntamente com o tratamento estético. 



Foto: Mariana Schneider/Grupo Arauto
Dr. Sérgio alerta para investigar sintomas de desconfortos e sensações diferentes
Dr. Sérgio alerta para investigar sintomas de desconfortos e sensações diferentes