compartilhe >>

Arauto Saúde: reumatismo


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 03/02/2024 07:59

Arauto Saúde

O Arauto Saúde desta semana conversa com o reumatologista Robson Gonçalves para falar sobre reumatologia.

Robson, o que significa este contexto do reumatismo?
O reumatismo abrange  mais de 100 doenças que, dentre elas, têm acometimento osteoarticular, tendíneo e doenças autoimunes. É uma gama grande de doenças em que o reumatismo é mais um nome genérico para falar desse número de doenças que compõe a área.

Qual a importância de alguém que sente alguma dor realizar um exame para descobrir o tipo de reumatismo que tem, ou então, que não tenha reumatismo?
A dor é um dos principais sintomas da área de reumatologia. Ela abrange várias doenças, desde uma osteoartrite degenetativa, uma doença mais simples e comum até uma artrite reumatóide, uma doença grave e autoimune, com deformidades articulares,

Qual é a importância de se realizar uma prevenção para evitar estas doenças? É possível se prevenir?                                                                                                                 É possível se prevenir sim, principalmente em relação às doenças osteodegenerativas, como a osteoartrite e a osteoporose. Por exemplo a osteoartrite, pode-se evitar com uma mudança no estilo de vida, cuidados com a obesidade, manter uma dieta adequada, um reforço muscular, vai ajudar nossos músculos a manter essa articulação mais firme.

Depois de diagnosticado o reumatismo, qual a importância de tomar a medicação de forma correta e não compartilhá-los com quem tem sintomas semelhantes?
Não é recomendado o compartilhamento de medicamentos, embora aconteça muito já que os sintomas se parecem, principalmente a dor. Mas cada paciente é avaliado como um todo, As comorbidades, por exemplo, também deve entrar em consideração. Não deve-se ser feito a automedicação e nem medicar outras pessoas.



Foto: Mariana Schneider
Robson é especialista na área
Robson é especialista na área