compartilhe >>

Médico alerta para os cuidados com a pele durante o verão


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 20/01/2024 07:59
Atualizado 20/01/2024 08:08

Arauto Saúde   ARAUTO SAÚDE

O Arauto Saúde desta semana conversa com o médico Luiz Alberto Hauth sobre os cuidados com a pele no sol, especialmente no verão.

Os cuidados são redobrados neste período do ano, certo?

Sem dúvida, a preocupação e os cuidados com o sol devem ser redobrados. Nós acabamos de passar o Dezembro Laranja,  o mês alusivo à informação e à prevenção do câncer de pele. O sol é desencadeador das neoplasias de pele. Nós temos aqui no nosso meio, por ser de muita colonização europeia, uma alta incidência de câncer de pele. Então é feito um trabalho muito grande já desde lá no Centro de Oncologia do Hospital Ana Nery Estadual, há muitos anos, que é o local onde faz o tratamento desses tumores. O importante é que todas as pessoas, independente da cor, estão sujeitas a este problema, mas preferencialmente ocorre em quem tem pele muito clara. Os principais cuidados são se afastar do sol dos horários de pico da radiação solar, das 10 horas até as 16 horas. A proteção pode ser feita, além do afastamento, com o uso de protetor solar, que é fundamental. Esse protetor deve ser aplicado pelo menos duas vezes ao dia e com o fator de proteção no mínimo de 30. Além do protetor, caso a pessoa tenha que se expor ao sol, como um trabalhador, é recomendado o uso de roupas leves, folgadas, de manga longa, chapéu com aba larga e óculos escuros para proteger os olhos das pálpulas. No nosso meio, o câncer de pele é o mais frequente. Ele é responsável por mais ou menos um terço dos tumores que acontecem no ser humano.

Qual o sinal de risco para procurar um médico?

Todos nós conhecemos nosso corpo. Nada melhor que, todo dia, se observar, seja no banho ou se vestindo. Temos pintas e manchas que estão com nós há muito tempo mas, mesmo as pré-existentes, devem ser avaliadas. Quando uma destas cresce, começa a coçar, ter pus ou sinais de sangramento, deve-se procurar um médico. O mesmo ocorre com manchas e lesões novas, que também vêm crescendo. O ideal é que todos possam procurar um dermatologista e fazer uma avaliação na sua pele pelo menos uma vez por ano.



Foto: Freepik
FPS mínimo do protetor solar deve ser 30
FPS mínimo do protetor solar deve ser 30