compartilhe >>

Empresa santa-cruzense fica em primeiro lugar no ranking de CleanTechs no Brasil


Fonte: Assessoria de Comunicação da Unisc
Publicado 27/10/2023 14:13
Atualizado 27/10/2023 14:15

Geral   DESTAQUE

Anualmente é divulgado o Ranking 100 Open Startups que destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups. Neste ano, a meuResíduo, empresa associada ao Parque Científico Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc), ficou em primeiro lugar no Ranking, na Categoria CleanTechs. Ainda, ficou na posição 32 entre as 100 melhores startups do país, concorrendo com outras 4.176.

A meuResíduo tem uma plataforma digital para gestão da informação de resíduos, que reduz custos, riscos ambientais e aumenta faturamento, rastreabilidade, governança e transparência. Ingressou no Ranking em 2021. No primeiro ano não ficou entre as 100 maiores startups do país, mas em 6º na categoria CleanTechs. No Ranking de 2022, ficou entre as 100 maiores do país, com a posição 84º no geral, e como 4º entre as CleanTechs. 

Leia também: Projeto da nova sede do Centro Cultural 25 de Julho é apresentado

Com os trabalhos iniciados em 2014, a startup já acumula alguns prêmios na bagagem. Em março, foi escolhida como Startup do Ano na primeira edição do Mate Awards (Mercado, Aceleração, Tecnologia e Empreendedorismo), competição estadual organizada pela Associação Gaúcha de Startups (AGS) e do SebraeX, marca de inovação do Sebrae/RS.

Em 2014 um cliente nos procurou pedindo um app que otimizasse o sistema de coleta de resíduos. Na época não havia nenhuma plataforma sobre isso. Em 2015 o projeto foi sabatinado na Universidade de Stanford e ficou evidente que em cerca de 7 anos era algo que iria crescer na América Latina. Em 2017 tivemos as primeiras vendas, em 2018 o CNPJ como startup. Na pandemia crescemos com o sistema para coleta de resíduos hospitalares. E, após a pandemia, começamos a nos inscrever em mentorias, programas, buscar investimos e foi aí que surgiu a ideia de participar do Open Startups”, fala o representante da meuResíduo, Ismael Fernando Christmann

Saiba mais

O Ranking é publicado desde 2016 pela 100 Open Startups. É a principal plataforma de open innovation da América Latina, com foco em promover e gerar negócios entre empresas e startups. Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de open innovation com startups, o Ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina.

Por contar com critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o Ranking 100 Open Startups é a maior e principal fonte de dados sobre open innovation na América Latina, com grande credibilidade e destaque na imprensa, e é utilizado como referência por empresas e investidores que buscam startups.


Foto: Bruna Lovato/Unisc
A meuResíduo, do TecnoUnisc, ainda ficou na posição 32 entre as 100 melhores startups do país, concorrendo com outras 4.176
A meuResíduo, do TecnoUnisc, ainda ficou na posição 32 entre as 100 melhores startups do país, concorrendo com outras 4.176