compartilhe >>

Rodrigo Rabuske emite moção de repúdio por vídeo contra o tabaco: "Ataque direto às famílias produtoras"


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 02/06/2023 17:37
Atualizado 02/06/2023 17:39

Geral   POSICIONAMENTO

O vereador Rodrigo Rabuske (PTB) ingressou com uma moção de repúdio na Câmara de Vereadores, a ser encaminhada ao Ministério da Saúde pela execução de campanha de ataque à cadeia produtiva do tabaco. Intitulada de “Precisamos de comida, não de tabaco", o vídeo teve sua veiculação iniciada em 31 de maio e apresenta, em um dos materiais de divulgação, uma criança contendo em sua frente um prato com cinzas e filtros de cigarros e está presente no site oficial e redes sociais do Ministério da Saúde.

A campanha é um ataque direto e de maneira tendenciosa às mais de 128.400 famílias produtoras de tabaco. São famílias de pequenos agricultores que retiram da lavoura o sustento e não encontram nada que seja tão rentável por hectare. Essa cadeia é a segunda que mais gera recursos para a economia brasileira ficando somente atrás da soja e é responsável por manter os jovens no campo, na sucessão familiar. O índice de abandono no campo é menor justamente pelo perfil familiar da cultura. A cultura do tabaco é muito importante para a economia de nosso país, estados e municípios, não só porque gera impostos, mas por impactar diretamente na vida das famílias produtoras. Ainda é possível encontrar falsas narrativas ligando a cultura do tabaco ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Porém as informações são equivocadas e os empreendedores do campo sabem que o fumo leva pouco mais de um quilo de ingrediente ativo por hectare. A realidade é que o tabaco é uma das culturas comerciais brasileiras que menos utiliza agrotóxicos, e os produtos usados no tabaco possuem menor toxicidade”, cita o vereador.

Segundo Rabuske, análises divulgadas pelo Sinditabaco demonstraram que, além da quantidade inferior, os defensivos usados no tabaco são menos danosos, especialmente para os seres humanos.

O Brasil é líder no mercado mundial de tabaco. Conforme o Ministério da Economia, em 2021, foram exportadas mais de 464 mil toneladas de tabaco, o que gerou uma arrecadação de impostos próxima de 18 bilhões de reais, conforme dados da Receita Federal e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), além de gerar mais de 2 milhões de vagas de trabalho diretas e indiretas.

Reforço a necessidade de conhecimento e multiplicação de informações verdadeiras, que corroboram a preservação da categoria, que é fundamental para desenvolver, sobretudo, as pequenas famílias produtoras rurais”, observa Rabuske.

Ele salienta que a moção de repúdio pela execução de campanha de ataque à cadeia produtiva do tabaco por parte do Governo Federal, intitulada de “Precisamos de comida, não de tabaco", busca apresentar o descontentamento do Parlamento com a veiculação dos vídeos e cards que promovem ataques diretos e de maneira tendenciosa a cultura do tabaco.


Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
Rodrigo Rabuske emite moção de repúdio por vídeo contra o tabaco: "Ataque direto às famílias produtoras"