compartilhe >>

Polícia Civil e Prefeitura averiguam denúncia de maus tratos a animais


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 11/08/2022 18:56
Atualizado 12/08/2022 10:41

Polícia   SANTA CRUZ

Uma diligência realizada na tarde desta quinta-feira (11), pela Polícia Civil e por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) em uma propriedade rural do distrito de Boa Vista averiguou uma denúncia de maus tratos a animais, que chegou a ter repercussão nas redes sociais. Um boletim de ocorrência foi registrado relatando possível situação de crueldade com o gado existente no local.

No boletim, ao qual também foram anexadas fotografias, foi relatado que alguns animais encontravam-se bastante debilitados, inclusive um acabou vindo a óbito esta semana. Durante a diligência apenas um homem foi encontrado trabalhando no local, inclusive estava cortando cana para alimentar o gado.

Durante a visita técnica, o veterinário da Semass, Tiago Marques,  avaliou as condições de saúde dos animais e alguns foram constatados em estado precário, muito magros, porém até o momento não se pode afirmar a intencionalidade dos responsáveis. Também na ocasião não foi possível constatar a existência de alguma enfermidade que teria levado um dos animais a óbito. “A área é grande, tem bastante espaço, abrigo e água, só o pasto está muito baixo”, afirmou.

Tiago percorreu a propriedade verificando a disponibilidade de alimento e água para os animais e prestou orientações sobre os cuidados a serem adotados para o bem-estar dos mesmos. “Os animais estão em uma condição corporal muita baixa, aqui é campo nativo, só vai crescer a partir de setembro. Sem alimentação suplementar os animais não engordam”, disse ele.

Já o fiscal da Semass, Victor Hugo Braga, informou que emitirá uma notificação com as orientações prestadas por escrito. No âmbito da prefeitura terá seguimento o processo administrativo. Já na esfera criminal, o inquérito instaurado pela Polícia Civil terá sequência e o homem será intimado a depor na delegacia para mais informações. Outras pessoas também serão chamadas a depor. Ao final o inquérito será concluído com indiciamento dos réus, caso seja comprovado crime, ou arquivamento. Por parte da 1º Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, participaram da diligência, a delegada Ana Luisa Aita Pippi e a comissária Lisandra Idê de Oliveira.


Foto: Tiago Rech/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Situação aconteceu em uma propriedade rural do distrito de Boa Vista
Situação aconteceu em uma propriedade rural do distrito de Boa Vista