Gastronomia Unisc é vice-campeã em Concurso Binacional


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 04/08/2022 11:18
Atualizado 04/08/2022 11:19

Geral   CULINÁRIA

A equipe do curso de Gastronomia da Unisc, composta pelos estudantes Eduardo Dal Berto, Thais Zaro, Thais Scremin, Lucas Oliveira, Malu Muller e da responsável técnica e gastróloga, Luciana Cassaboni, foi premiada com o título de vice-campeã no  2º Concurso Binacional de Pratos à base de Cordeiro. O evento, que envolveu equipes do Brasil e do Uruguai, aconteceu no dia (29), sexta-feira, no Parque Internacional, em Sant'ana do Livramento, dentro do 7° Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia. 

O curso de Gastronomia também participou, no mesmo evento, do Fórum Binacional de Cultura alimentar e contou com a presença do Coordenador do Curso, Prof. Everton Simon e da Prof. Carla Maicá, como organizadores e debatedores. Um dos principais objetivos do evento foi representar o tema gastronomia do Rio Grande do Sul, em especial, a gastronomia fronteiriça, que busca promover a integração cultural entre Brasil e Uruguai e também o crescimento e o desenvolvimento social e regional, no que tange os aspectos econômicos, turísticos e culturais da fronteira.

Para o Coordenador, prof. Everton, “o evento busca privilegiar o crescimento e a qualificação da gastronomia fronteiriça, a valorização dos saberes e dos diversos fazeres culinários tradicionais da região e também do Estado, assim como do bioma pampa, a valorização da produção local, com destaque aos aspectos de cultura alimentar”. 

Já o concurso de pratos à base de cordeiro, na sua segunda edição, envolveu 5 instituições do Brasil e do Uruguai e pela segunda vez o curso de Gastronomia foi vencedor. Na primeira edição, em  2019, o curso ficou em primeiro lugar, com o prato mais votado pelo júri técnico e popular. “Na segunda edição, pós-pandemia, ficamos em segundo lugar, o que para nós revela a qualificação do curso, a qualificação dos egressos, o contato com a gastronomia regional focada em ingredientes, em conhecimentos e em cultura. Os resultados dessas participações, tanto dos professores do curso nos fóruns, na consolidação e na organização do evento, quanto da participação da Luciana e dos alunos, trazem um resultado significativo para o nosso curso, que o leva às mais diferentes instâncias ”, pontua o Coordenador do Curso, Everton Simon.    

O prato vencedor

Nome: Descoberta da Fronteira

Ingredientes:Ragu de cordeiro envolto na couve, mousseline de batata doce especial, espuma de queijo de vinho e farofa de milho crioulo. O prato emblemático foi pensado em conformidade aos itens que regiam o regulamento do concurso, sendo assim, ao entender que comida é linguagem e que a partir dela podemos contar e/ou rememorar histórias, a equipe apresentou um pouco das nuances sensoriais dos grupos identitários que foram se estabelecendo na fronteira Brasil -Uruguai.


Foto: Divulgação
Curso também participou do Fórum Binacional de Cultura Alimentar
Curso também participou do Fórum Binacional de Cultura Alimentar

Foto: Divulgação
Gastronomia Unisc é vice-campeã em Concurso Binacional


Foto: Divulgação
Gastronomia Unisc é vice-campeã em Concurso Binacional