compartilhe >>

Caravana de Vera Cruz vai doar sangue


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/08/2022 11:10
Atualizado 04/08/2022 11:11

Geral   MOBILIZAÇÃO PELO BEM

Os vera-cruzenses interessados em doar sangue, mas que não possuem tempo disponível durante a semana, ou não têm como se deslocar até o Banco de Sangue Hemovida, em Santa Cruz do Sul, terão uma oportunidade e tanto neste sábado, dia 6, para colocar esse desejo em prática. Isso porque a Secretaria de Saúde de Vera Cruz realizará mutirão na data, com transporte de ida e volta até o Hemovida para a população interessada. A caravana do bem sairá às 7h30min defronte ao Posto de Saúde Central, que fica na rua  Júlio Wild, 128. 

A Coordenadora da Atenção Básica, Adriane Cristina Sehn, explica que a iniciativa iria ocorrer inicialmente em junho deste ano, mês de conscientização para a doação de sangue,  mas que pela alta demanda de procura no Hemovida, o mutirão foi reagendado. “Pensamos no sábado, já que o Hemovida está aberto pela manhã sempre no primeiro sábado de cada mês, para facilitar a adesão das pessoas”, revela.

Para melhor organização do grupo e do Hemovida, a Secretaria de Saúde pede que as pessoas interessadas entrem em contato pelos telefone (51) 3718-3114 ou pelo WhatsApp (51) 99601-7826 até esta sexta-feira pela manhã. “A ideia é justamente incentivar as pessoas a doar sangue, pois sabemos que esse ato pode ajudar a salvar muitas vidas. E nós queremos facilitar e auxiliar isso, neste caso, oferecendo transporte de ida e volta”, complementa Adriane. 

Equipe do Hemovida comemora adesão

A caravana do bem de Vera Cruz é uma entre as tantas que têm se mobilizado para auxiliar o Hemovida, o que tem resultado em estoques de sangue consideráveis para auxiliar pacientes que necessitem. “Temos tido uma desão muito boa, grupos que se mobilizam e agendam um dia para vir até aqui e doar sangue. Dessa forma, tipos sanguíneos como o A positivo tem se mantido com estoque muito maior que a demanda, isso nos alegra muito e nos deixa imensamente gratos a todos que tiram um tempo para realizar essa nobre atitude”, revela o enfermeiro do Banco de Sangue, Leandro Porto. Ele ressalta, ainda, que é importante que os grupos interessados entrem em contato com o Hemovida  pelo telefone (51) 3056-2103 e agendem as doações, para facilitar o atendimento. Atualmente, o tipo de sangue com maior carência é o O negativo. 

Como doar

Quem tiver o interesse em doar sangue pode comparecer no Hemovida, que fica junto ao Hospital Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13 horas. O Hemovida também fica aberto para doações sempre no primeiro sábado de cada mês, das 7h30min às 12h30min.


Foto: Divulgação
Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte até o Hemovida para grupo de voluntários
Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte até o Hemovida para grupo de voluntários