compartilhe >>

Capela do antigo Santuário de Schoenstatt recebe aberturas e vitrais novos


Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 02/08/2022 16:21
Atualizado 02/08/2022 16:22

Geral   MANUTENÇÃO

O antigo Santuário de Schoenstatt, agora capela, localizado às margens da BR 471, recebeu novas estruturas nos últimos dias. Com isso, o espaço está muito perto de voltar a ser um ponto de oração e devoção aberto ao público.

O local já está com um novo altar luminoso, e oito novos bancos, no interior do templo. A porta de vidro na entrada, assim como as quatro janelas, também estão instaladas, em substituição às originais. Na área externa, para contemplar tanto a Escola Municipal de Educação Infantil Mãe de Deus como a capela, está sendo realizado um novo ajardinamento. 

A intenção da Administração Municipal é fazer a cessão de uso da capela para a recém-criada Associação dos Devotos da Mãe e Rainha de Santa Cruz do Sul.

A porta de entrada anterior, muito antiga e toda de madeira, foi enviada para reforma, para ser instalada no futuro Santuário que será construído no centro da cidade pelo Instituto Secular das Irmãs de Maria. Da mesma forma, o campanário, que foi retirado, está sendo recuperado, já que a base é de madeira. Quanto aos vitrais anteriores, com a imagem do Padre Josef Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, devido à fragilidade do material, estão guardados para serem instalados no novo templo.

Sobre o novo local que abrigará o Santuário de Schoenstatt, a irmã Rosequiel Lopes Fávero, da assessoria de comunicação do movimento, comentou que está em fase final o serviço de terraplanagem. Inclusive, em um canto do terreno, uma imagem símbolo da Mãe Rainha já foi colocada. "A imagem mostra que o novo espaço já é sagrado", disse. Ainda segundo ela, o projeto da fachada do novo templo já está pronto, e logo que possível se dará início aos primeiros passos da sua construção. 

No novo local, de acordo com Rosequiel, embora menor que o anterior, será possível disponibilizar um espaço de acolhimento das pessoas, e de moradia para as irmãs de Schoenstatt. Uma nova estrutura externa com jardinagem também está planejada, com acomodações, como bancos e floreiras para ornamentar o ambiente.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
O local já está com um novo altar luminoso, e oito novos bancos
O local já está com um novo altar luminoso, e oito novos bancos

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
A porta de entrada anterior, muito antiga e toda de madeira, foi enviada para reforma
A porta de entrada anterior, muito antiga e toda de madeira, foi enviada para reforma