Samu de Santa Cruz já recebeu mais 2,3 mil chamados no ano


Por: Portal Arauto
Publicado 23/06/2022 11:48
Atualizado 23/06/2022 11:54

Polícia   SOCORRO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Cruz do Sul já recebeu mais de 2,3 mil chamados no ano. O balanço foi disponibilizado pela secretária de Saúde, Daniela Dumke. Acidentes de trânsito e domésticos, casos clínicos e transportes levaram os socorristas a prestarem auxílio em 2.354 ocorrências - média de 14 por dia. 

Para fins de registro, os episódios são divididos em traumas e clínicos. Até o momento, foram 1.558 emergências clínicas, estados graves que são, normalmente, consequências de doenças pré-existentes, e 723 vítimas traumáticas, ou seja, com lesões provocadas pelo ambiente externo. A diferença entre o total de atendimentos e as ocorrências atendidas (73) ocorre porque alguns chamados são cancelados ou os pacientes não se encontram mais no local.

Além das ocorrências atendidas nos bairros e nas localidades do interior de Santa Cruz, o Samu é responsável por parte das transferências de pacientes entre hospitais. São 159 transportes no total em 2022. Os municípios mais frequentes são Cachoeira do Sul, Canoas, Porto Alegre, Santa Maria, Venâncio Aires, Estrela, Faxinal do Soturno e Rio Pardo.


Assessoria de Imprensa de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Samu de Santa Cruz já recebeu mais 2,3 mil chamados no ano