compartilhe >>

Audiência pública debate plano municipal de regularização das redes hídricas do interior


Publicado 22/06/2022 16:48
Atualizado 22/06/2022 16:49

Região   EM VENÂNCIO AIRES

Uma audiência pública na tarde desta quinta-feira (23) debaterá a criação de um plano municipal de regularização das redes hídricas do interior de Venâncio Aires. O evento vai ocorrer no Plenário Vicente Schuck, na Câmara de Vereadores, às 14h.

A audiência é uma iniciativa da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Rural e da Frente Parlamentar da Crise Hídrica, por meio do vereador André Kaufmann (PTB). A ideia do parlamentar é prever um fundo apto a receber recursos de emendas impositivas dos parlamentares, bem como de verbas Estaduais e Federais, para arcar com as despesas decorrentes dessa regularização. Além disso, Kaufmann enfatiza também a necessidade da criação de um Conselho Municipal ligado à temática para fiscalizar a utilização das verbas.

Atualmente, existem em funcionamento no interior do município mais de 60 redes hídricas, porém a maioria delas não está regularizada conforme o que prevê a legislação estadual que versa sobre o uso da água, e não fazem o tratamento correto. Outro problema enfrentado são os períodos de estiagem, que acabam deixando os poços vazios.

Conforme o vereador, a partir da regularização e da criação de um fundo que possa receber recursos das emendas impositivas dos parlamentares e de verbas a nível estadual e federal, pode ser prevista a cessão dos problemas de falta de água no interior do município.


Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores
Evento vai ocorrer nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores
Evento vai ocorrer nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores