Rio Pardo terá Mostra de Teatro Estudantil com quatro peças inéditas no próximo fim de semana


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 20/06/2022 21:07
Atualizado 20/06/2022 21:08

Geral   CULTURA

Duas fábulas infantis, baseadas em clássicos da literatura, um conto de mistério e um mergulho nos dilemas da adolescência. A Mostra de Teatro Estudantil de Rio Pardo, promovida pela Andarilhos Companhia Teatral, promete trazer espetáculos para agradar diferentes públicos. O evento ocorre no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, no último fim de semana de junho, nos dias 25 e 26, com entrada gratuita.

Todos os espetáculos apresentados foram criados por alunos de escolas públicas de Rio Pardo. Desde março, os estudantes vêm tendo oficinas com os integrantes da Andarilhos sobre as etapas da criação teatral, como dramaturgia, interpretação e produção. Quatro escolas se tornaram parceiras do grupo de teatro independente e forneceram espaço para que as oficinas fossem realizadas.

Ao longo dos três meses de preparação, os estudantes contaram com a monitoria de integrantes da companhia, responsáveis por organizar os encontros, dar dicas para o preparo da peça e tirar dúvidas. Atriz da Andarilhos, Daryane Silveira é a monitora no Colégio Barro Vermelho, onde também já foi aluna. Além dessa etapa, ela também participou como assistente nas oficinas de dramaturgia. "Sinto que sou privilegiada por conseguir ter contato com todas as escolas, com todos os alunos envolvidos. Isso me ajudou a perceber que, mesmo uma cidade pequena como a nossa, comporta realidades tão diferentes umas das outras e isso aumentou ainda mais a minha vontade de fazer teatro. Todos os alunos aprenderam um pouco sobre cada etapa da criação de uma peça teatral, e puderam criar histórias maravilhosas, e de alguma forma expressar o que eles têm para dizer", disse. 

Espetáculos inéditos

Duas peças encenadas tiveram como base clássicos da literatura. Uma delas será apresentada pelo grupo da Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza. O espetáculo vai contar a trajetória do Homem de Lata, personagem de O Mágico de Oz, na sua busca por um coração. Aluna do 1º ano do Fortaleza, Renata Lacerda Marques, 16 anos, conta que a produção envolveu muito trabalho em grupo e discussão de ideias. Prestes a concluir o processo de produção, ela já tem suas áreas favoritas: escrita e atuação. "Escrever estimulou minha criatividade em criar uma nova narrativa a partir de referências. E atuar me permitiu ser menos introvertida. Também acho que melhorou um pouco minha comunicação. Apesar do nervosismo, acho que vai dar tudo certo. Sei que trabalhamos duro no desenvolvimento da nossa peça e que no final vamos entregar um lindo espetáculo", contou

A Mostra

No sábado, dia 25 de junho, a programação inicia às 20h, com duas apresentações e no domingo a mostra será retomada às 18h, com mais dois espetáculos. A duração máxima de cada peça será de 30 minutos. A Andarilhos vai fornecer o suporte para que os grupos se apresentem no auditório do Centro Regional, como trilha sonora e iluminação.

"A ideia é que eles possam ter uma experiência, mais próxima possível, de contato com a estrutura de uma peça de teatro profissional. Mas quem vai contar essas histórias e quem decide como elas serão contadas são os próprios grupos de estudantes", ressalta Dmitri Rodrigues, ator e diretor da Andarilhos, e um dos responsáveis pela oficina de iniciação teatral. 

Além dele, os atores Jones Mallet e Betânia Rodrigues também deram aulas de iniciação aos alunos e a oficina de escrita foi comandada pela dramaturga do grupo, Letícia Mendes. Já o encontro de produção teatral foi realizado por Anderson Andrade, Mateus Cunha e Miguel Rodrigues. Da monitoria, participaram ainda Eduardo Sosa, Jéssica Alves, Lívia Aguiar e Kauê Santos. Todas as oficinas foram realizadas de forma gratuita. A Mostra é uma contrapartida da Andarilhos ao Prêmio Aldir Blanc, concedido pela prefeitura de Rio Pardo.

As peças

  • Sábado, dia 25, às 20 horas
  • Escola Estadual de Ensino Médio Biagio Soares Tarantino
  • O limbo do menino sem olhos
  • Rafael é um jovem que está em luto por sua namorada. No aniversário de um ano da morte de Anabel, ele sai para levar flores no cemitério, mas no caminho sofre um acidente e acorda sem memória. Ao decorrer da história ele vai encontrando personagens que lhe ajudam a recuperar a memória e reencontrar seu caminho.
  • Elenco: Andréa Quincozes, Gabriel Araújo, Luccas Almeida, Milena Santos, Theilor Gabriel, Vitória Pereira.

Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza

  • O Homem de Lata
  • Nesta releitura da famosa obra de L. F. Braum, o Homem de Lata vive uma jornada pelo incrível mundo de Oz, à procura de um coração que lhe permita sentir as maravilhas do amor. Durante essa empreitada, encontra figuras, como a adorável Dorothy, que lhe ensina sobre o valor da amizade e o Grande Mágico de Oz, que lhe faz refletir sobre a jornada. Depara-se também a temível Fada Má do Norte e a Poderosa Fada Boa do Sul. Nesse caminho, o Homem de Lata precisará descobrir se para amar é mesmo preciso ter um coração.  
  • Elenco: Wallace Daniel, Jéssica Taina, Renata Marques, Ryan Carvalho e Camila Rosa
  • Domingo, dia 26, às 18 horas

Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Olinto Meurer

  • Aline no País das Maravilhas
  • Quando Alice desaparece, a sua irmã caçula, Aline, precisa se aventurar no País das Maravilhas para descobrir seu paradeiro. Nesse percurso, a garotinha encontra com o Coelho Branco, o Gato Risonho e o Chapeleiro Maluco. Todos precisarão encontrar uma forma de salvar Alice e não se tornarem os novos prisioneiros da irritadiça Rainha de Copas.
  • Elenco: Thalis Tomé, Nathália Sena, Ilcemar da Costa, Ingrid da Luz e Evandro Figueiredo.

Colégio Estadual Barro Vermelho – Grupo Juntos e Misturados

  • Ser adolescente
  • Sentimentos intensos, opiniões fortes, a realidade do dia a dia e muito mais, é o que a peça Ser Adolescente irá retratar. A história mostra como essa fase da vida pode ser complicada para os jovens, aborda assuntos com muita relevância em um cotidiano normal: uma escola que está repleta de adolescentes com muita coisa para dizer. Todas as vozes serão ouvidas para mostrar que a realidade de hoje pode sim ser mudada. Uma história que te prende do início ao fim e que leva todos de volta para um momento inesquecível da vida. Aos adultos, prestem atenção aos detalhes!
  • Elenco: Alice Mello, Amanda Martins, Dimittry Ramineli, Enzo Tomé, Gustavo Figueiredo, Isadora Corrêa, Maísa Moraes e Manuelle Santos. 

Foto: Gelson Pereira /Divulgação
Oficinas para os estudantes foram ministradas de forma gratuita pela Andarilhos Companhia Teatral
Oficinas para os estudantes foram ministradas de forma gratuita pela Andarilhos Companhia Teatral