compartilhe >>

Ruas do loteamento Mãe de Deus recebem plantio de árvores


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 14/06/2022 17:20
Atualizado 14/06/2022 17:24

Geral   SANTA CRUZ DO SUL

Dentro de alguns anos, as ruas do loteamento Mãe de Deus, em Santa Cruz do Sul, contarão com a sombra de árvores de diversas espécies nativas. Isso será possível graças ao Projeto Arborização + Segura. A iniciativa da RGE-Sul, em parceria com a Prefeitura, realizou o plantio de dezenas de mudas na comunidade na tarde desta terça-feira (14). A expectativa é atingir um total de 306 plantas até a quarta-feira (15).

O trabalho também será realizado no loteamento Bem Viver, na praça do Bairro Santa Vitória, próximo à Emef Harmonia, e em algumas ruas do Centro. O objetivo do projeto é repor árvores que precisaram ser suprimidas por oferecerem risco à rede elétrica ou à comunidade. Além disso, com o plantio, a RGE-Sul está criando um banco de compensação, para restituir futuras supressões no Município.

A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) está fornecendo a orientação técnica para a realização do trabalho e a RGE-Sul entra com a mão de obra e as mudas. A Semass tem escolhido mudas de espécies adequadas, de pequeno e médio porte, e também estabelecido os critérios de plantio, como a localização – afastadas de postes, esquinas, garagens, sinalização de trânsito e hidrômetros. Além disso, também é calculado o distanciamento entre as mudas. Entre as espécies selecionadas para o plantio, estão manacá, jacarandá, ipê roxo e camboatá, entre outras.

O titular da Semass, Jaques Eisenberger, enfatizou a importância da arborização para o Município. Conforme Eisenberger, Santa Cruz do Sul é conhecida por ser uma cidade com muitas árvores em sua zona urbana, com destaque para o Túnel Verde da Floriano, e o Cinturão Verde. “Muitas vezes, obviamente, há necessidade de manejo, poda ou supressão, mas também se planta quando é necessário. E esse é o momento em que temos que plantar, estamos na época propícia para isso”, esclareceu. Conforme o secretário, a parceria com a RGE-Sul será mantida e outros plantios devem ser promovidos. 

A prefeita Helena Hermany acompanhou parte do trabalho de plantio durante a tarde. Ela demonstrou entusiasmo com a iniciativa. “As árvores são indispensáveis para a qualidade de vida e para o equilíbrio ambiental. Com esta iniciativa, asseguramos a manutenção de uma cidade verde e acolhedora”, declarou.

Helena anunciou que o Município organizará, através da Semass, a doação de mudas aos moradores do loteamento, com a devida orientação de plantio, para que eles também possam ter árvores em seus pátios.
 


Foto: Divulgação / Prefeitura de Santa Cruz
Expectativa é atingir um total de 306 plantas até a quarta-feira, dia 15
Expectativa é atingir um total de 306 plantas até a quarta-feira, dia 15