Unisc divulga resultado da quarta etapa de pesquisa sobre circulação de Covid-19 entre estudantes


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 14/06/2022 13:59
Atualizado 14/06/2022 14:03

Covid-19   SAÚDE

Na última semana, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a quarta pesquisa de monitoramento de SARS-CoV-2 em estudantes do ensino superior presencial da  universidade. Desta vez, dos 540 alunos testados, nos três turnos de aulas, apenas sete apresentaram resultado positivo para a Covid-19, ou seja, 1,3%. 

Com mais este resultado, foi possível observar que há baixa circulação viral de SARS-CoV-2 no retorno à presencialidade no campus de Santa Cruz do Sul. “No ano passado fizemos as primeiras duas etapas, no segundo semestre, que não apontaram casos positivos. Desta vez, a terceira etapa, em março, teve oito casos positivos e, na quarta, sete. É um percentual bastante baixo, mas a universidade segue atenta aos novos casos, sempre reforçando que a imunização é importante”, destaca a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim. 

Ainda na quarta etapa, 54,9% dos estudantes afirmaram já terem tido Covid-19. Também, 86,6% deles estavam com o esquema vacinal completo. “Os que não estavam foram orientados a atualizar as vacinas no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc.”

A vice-reitora ainda enfatiza que a Unisc orienta os estudantes que, em caso de sintomas respiratórios, conversem com os professores para que sejam combinadas atividades remotas. “Temos um comitê dentro da universidade que está sempre avaliando e, em caso de algum comportamento anormal, são adotadas medidas conforme os protocolos municipal e estadual. Não queremos ter uma situação como a anterior, com o esgotamento dos serviços de saúde, por isso é importante continuar com as medidas de prevenção como o uso de máscara, por exemplo.”

Integraram a equipe técnica da pesquisa a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, e também os professores Ana Paula Helfer Schneider, Jane Dagmar Pollo Renner, Lia Gonçalves Possuelo, Mari Ângela Gaedke. A pesquisa tem como coordenador o médico Marcelo Carneiro.

 


Foto: Divulgação
Desta vez, dos 540 alunos testados, apenas sete apresentaram resultado positivo para a Covid-19
Desta vez, dos 540 alunos testados, apenas sete apresentaram resultado positivo para a Covid-19