compartilhe >>

"Vacinação é fundamental para controlar a circulação do vírus da Gripe", diz secretária de Saúde


Publicado 13/06/2022 19:15

Geral   SANTA CRUZ DO SUL

A chegada dos dias frios provoca o aumento do número de pessoas que necessitam de atendimento médico, em virtude de doenças gripais que são mais comuns nesta época do ano. Em Santa Cruz do Sul, o número de pessoas sintomáticas – que apresentam sintomas – está em alta nos últimos dias, conforme explicou a secretária de Saúde, Daniela Dumke. “Apesar de estar em alta, há certa estabilização. Os casos são de sintomas leves. Ainda temos pacientes com teste de Covid positivos, mas muitos não, ou seja, temos outros vírus respiratórios em circulação”.

Dumke pontuou que as pessoas que necessitam de atendimento médico nas unidades de saúde são do público em geral. “As crianças muitas vezes consultam várias vezes, pois persistem com sintomas e os pais levam novamente ao atendimento”. Ela destacou que as doenças respiratórias tem um pico no inverno e, devido à chegada da estação, a tendência é de aumentos de casos . “Os casos tendem a aumentar, pois as pessoas ficam mais em casa, com os ambientes mais fechados. Não temos como ter uma previsão de amenização nos atendimentos, pois temos tido vários picos em função de variantes virais. A cobertura vacinal baixa faz com que seja ainda mais difícil fazer essa previsão”, sublinhou.

Uma das maneiras apontadas pela secretária para reduzir essa contaminação e evitar a lotação dos hospitais e unidades básicas de saúde é a vacinação. “Essa é peça chave para o controle da doença, assim como observamos em outros casos. Com ela é que poderemos diminuir a circulação do vírus, mas principalmente a redução dos casos graves que necessitam de internação hospitalar. Soma-se a isso a importância de proteger aqueles que por algum motivo não podem se vacinar, seja por reação alérgica ou outras situações. Dessa forma, a vacinação se torna uma das principais estratégias de enfrentamento”.

Saiba onde se vacinar em Santa Cruz do Sul clicando aqui.


Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Secretária de Saúde, Daniela Dumke, destacou que a vacinação é fundamental para controlar a circulação do vírus da Gripe
Secretária de Saúde, Daniela Dumke, destacou que a vacinação é fundamental para controlar a circulação do vírus da Gripe