compartilhe >>

A ansiedade é a mãe da frustração


Publicado 10/06/2022 08:31
Atualizado 10/06/2022 08:31

Mensagem do Dia

8 Disponível também em:


Abraão, um dos maiores exemplos de fé da Bíblia, era um homem muito realizado. Por outro lado, tinha uma grande frustração: ele queria muito um filho, mas sua mulher, Sara, era estéril.

Por amor à esposa, ele se recusava a tomar outra mulher para lhe dar um descendente, como era costume na época, nesses casos. Ele tinha a mulher que amava, era rico, mas continuava sem filhos, apesar de Deus ter prometido isso a ele.

Um dia ele reclamou com Deus: ‘o Senhor tem me abençoado, mas o que mais quero ainda não tenho. Se eu morrer hoje, meus servos é que receberão minha herança’. Isto está no livro de Gênesis 24,35.

Para piorar, Abraão via seus servos férteis e multiplicarem sua descendência. Ele mesmo chegou a orar por outras pessoas e as viu gerar descendentes: “E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos.” (Gênesis 20.17).

O que podemos aprender atualmente com essa frustração de Abraão? Talvez esse Abraão frustrado seja um retrato da nossa vida hoje. Tem gente que tem fama, saúde, dinheiro, poder, beleza, sucesso profissional, o homem ou a mulher de seus sonhos a seu lado, mas é infeliz. É um erro você pensar que só vai ser feliz quando tiver essas coisas. Elas são boas, complementam nossa vida, mas não se deve buscar a felicidade em coisas e pessoas, pois, mesmo alcançando-a, você será frustrado.

Existem pessoas que têm muito, menos o principal: só o Espírito Santo faz uma pessoa completa, livre de ansiedade, pois ela é a mãe da frustração. 

Antes de alguém ser frustrado, era ansioso. Só o Espírito Santo tira essa dependência de coisas e pessoas.

Você poderá ter muitas bênçãos, mas não será influenciado por nenhuma delas. 

Abraão se entregou à ansiedade porque não entendeu a grandeza do que Deus lhe prometeu: uma descendência incontável como as estrelas. (Gênesis 15.5).

Em vez disso, ele se fixou na promessa de um único filho. 

Ele só foi atendido quando abriu mão do que desejava para receber o que Deus queria para ele.

Assim como nós devemos entregar todas as nossas vontades a Deus e pegar as dEle para a nossa vida.

Eis o segredo para uma vida sem frustração e cheia de alegrias.


A ansiedade é a mãe da frustração