compartilhe >>

Vera-cruzense é premiado nos Estados Unidos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 13/06/2022 10:00

Geral   BAJA DE GALPÃO

A equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou, entre 2 e 5 de junho, do Baja SAE International e trouxe dois troféus para casa. Os estudantes da Unisc ficaram em segundo lugar na categoria Endurance e terceiro lugar na categoria Apresentação de Projetos. As atividades ocorreram em Rochester, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e teve a participação de 88 equipes. 

Entre os integrantes do projeto, está o vera-cruzense Matheus Loebens Back, de 25 anos, formado em Engenharia Mecânica desde a metade de 2021. Ele conta que, após insistência de professores por ser destaque nas aulas, acabou aceitando o desafio de entrar na equipe em 2017. “Foi uma virada de chave, porque um dos principais pontos do projeto é toda a experiência que traz para a engenharia. Se aprende muito em sala de aula, mas apenas o conhecimento teórico não é suficiente. O Baja te possibilita colocar em prática o aprendizado e a buscar soluções rápidas”, salienta.

Em 2020, a equipe de Santa Cruz já havia conquistado o campeonato brasileiro. Agora, o reconhecimento internacional é mais um feito a ser comemorado. “É gratificante e nos deixa extremamente orgulhosos. Terceira melhor equipe de projeto no mundo inteiro, deixando muitas equipes que nós nos espelhamos para trás. Aqui nós vimos referências na construção de baja e batemos de frente com eles, incomodamos e mostramos a nossa capacidade”, destaca Matheus. 

Matheus ainda comentou o desempenho da equipe e a grata surpresa após saberem do resultado nos Estados Unidos. “É uma sensação de dever cumprido. Sabíamos do potencial do nosso carro e fomos com o intuito de ficar entre os melhores, mas ficar em 3º lugar nós não imaginávamos. É diferente de competir no Brasil, até por termos econômicos. Mostra, acima de tudo, a competência da engenharia brasileira. Eleva a universidade, a região e demonstra toda a nossa capacidade”, frisa.

Em maio, os estudantes participaram do 27º Baja SAE Brasil. Eles ficaram em 5º lugar geral, permanecendo no pódio da competição que teve outras 67 equipes participantes. Além do 5º lugar, a equipe ficou em 1º lugar em Manobrabilidade, 2º lugar em Apresentação de Projeto (APR) e recebeu o troféu de Equipe Destaque da Região Sul. 

O que é baja?

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Trata-se de um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas e idealizado para disputas esportivas. Além disso, é um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.

 


Foto: Divulgação
Em 2020, a equipe já havia conquistado o campeonato brasileiro
Em 2020, a equipe já havia conquistado o campeonato brasileiro

Foto: Divulgação
Matheus participa do projeto desde 2017
Matheus participa do projeto desde 2017

Foto: Divulgação
Baja de Galpão após a apresentação do projeto, em Rochester
Baja de Galpão após a apresentação do projeto, em Rochester