compartilhe >>

Arauto Saúde: veja a importância de manter a vacinação em dia


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 21/05/2022 07:59

Arauto Saúde   VACINA EM DIA

Com a chegada do frio mais intenso, as pessoas estão mais propícias a contrair doenças. Nesse período, o ar fica mais seco e há uma tendência maior para frequentar ambientes fechados e com pouca circulação de ar, acentuando a proliferação de vírus e bactérias. Com isso, aumenta o debate sobre a importância de manter as vacinas em dia, que evitam o agravamento de sintomas de várias doenças. Para esclarecer alguns pontos sobre as imunizações, a convidada do Arauto Saúde desta semana é a enfermeira Daniela Dumke, que é secretária de Saúde de Santa Cruz do Sul.

Conforme Daniela, é fundamental deixar claro a diferença entre contágio e agravamento de sintomas. “Nós precisamos prevenir os agravos da doença. Inclusive o que acontece muito é a pessoa não buscar a vacina da gripe pois tinha feito anteriormente e se gripou da mesma forma. Por isso é muito importante as pessoas terem a ciência de que a vacina previne a gravidade da doença, e não que estará livre do contágio”, ressalta.

A enfermeira destaca a capacidade dos profissionais que trabalham nos postos de saúde. “Eles estão extremamente preparados para orientar. Cada caso eles precisam de uma avaliação. Por isso é indispensável ter em mãos a carteira de vacinação atualizada. Eles saberão, por exemplo, qual vacina pode fazer concomitante com outra ou o espaçamento de tempo. Cada imunizante conta com especificidades para sua aplicação. Ou seja, mantenham as informações atualizadas, procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), porque assim os profissionais poderão auxiliar da melhor maneira. Há muitas vacinas disponíveis e a gente faz o apelo para que tomem esses cuidados de prevenção”, informa.

Por fim, Daniela ainda faz um alerta para os casos de dengue na região. “Estamos passando por um momento muito crítico da doença em nível de região. Os sintomas da dengue se assemelham muito aos da gripe, então deixo o recado para que as pessoas procurem os serviços de saúde quando tiverem qualquer sintoma e tenham avaliação médica para a certeza do diagnóstico”, conclui.


Foto: Getty Images
Imunização ajuda a evitar a disseminação de diversas doenças
Imunização ajuda a evitar a disseminação de diversas doenças