compartilhe >>

Em cinco meses, denúncias de abuso sexual infantil dobram


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 21/05/2022 11:25
Atualizado 21/05/2022 11:31

Política   VIOLÊNCIA INFANTIL

Um problema histórico em Vale do Sol, as denúncias de violência sexual infantil voltaram a crescer no município. Conforme levantamento obtido junto ao Conselho Tutelar Municipal, somente em 2022, já foram notificados ao órgão sete casos. No ano anterior, foram três casos registrados.

Conforme a integrante do Conselho Tutelar de Vale do Sol, Patrícia Adriana da Silveira, a maioria dos casos chegam até o órgão através de denúncias anônimas. “Os números de 2022 representam a realidade que estava escondida dentro das casas durante a pandemia, já que grande parte dos casos é cometido por pessoas próximas ou até mesmo familiares das vítimas. Temos nas escolas grandes aliados, pois é ali que às vezes as vítimas encontram uma pessoa de confiança para contar o que está passando”, destaca.

Após a denúncia, o caso é encaminhado para outros órgãos competentes, que então aplica as medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.Das sete denúncias ocorridas neste ano, cinco já foram comprovadas. 

Para Patrícia, é essencial que as vítimas façam as denúncias ou procurem ajuda. “A denúncia da vítima é fundamental para resolver a situação, mas nem sempre o óbvio parece ser o certo, pois elas até se sentem culpadas por isso ter acontecido, o abuso causa sentimentos estranhos e o abusador tem várias artimanhas para que a vítima não se encoraja a buscar ajuda”, salienta. A Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e a rede municipal de educação são parceiras e podem receber denúncias sobre casos de violência infantil.

2º Encontro Municipal

Na última terça-feira, dia 17, no Ginásio da Comunidade Católica São José, no Centro, ocorreu o 2º Encontro Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Vale do Sol. A programação contou com palestra de reflexão sobre o tema do encontro ministrada pelo professor Dr. André Viana Custódio. O evento encerrou com a apresentação do grupo de dança Os Tangarás, da Escola Rohlfes. O encontro, promovido pelo Conselho Tutelar e COMDICA de Vale do Sol, visou mobilizar e conscientizar a população sobre a importância das denúncias e a prevenção.


Foto: Priscila Oliveira
Evento realizado na última terça-feira, dia 17, debateu assuntos sobre a violência infantil
Evento realizado na última terça-feira, dia 17, debateu assuntos sobre a violência infantil