compartilhe >>

5º Festival Santa Cruz Cinema ocorrerá de 24 a 28 de outubro de 2022


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 12/05/2022 22:00
Atualizado 13/05/2022 07:20

Geral   CULTURA

O 5º Festival Santa Cruz de Cinema será realizado presencialmente de 24 a 28 de outubro de 2022, em Santa Cruz do Sul/RS. O Festival é um evento anual que destaca e premia produções audiovisuais, de curta-metragem, em âmbitos regional (Rio Grande do Sul) e nacional (Brasil). Durante a programação, que ocorre entre Junho e outubro de 2022, serão realizadas oficinas, exibições de filmes e debates sobre a produção e a crítica audiovisual, com a participação de profissionais reconhecidos neste segmento.

A programação detalhada das exibições, das oficinas e dos debates serão sempre divulgadas com a devida antecedência no site e nas redes sociais do Festival e dos realizadores.

INSCRIÇÕES

As inscrições de filmes devem ser realizadas exclusivamente por meio do site oficial do Festival <www.festivalsantacruzdecinema.com.br> entre os dias 15 de maio e 30 de junho de 2022.  Serão aceitos filmes de curta-metragem de até 25 minutos, finalizados após 01 de janeiro de 2021, dos gêneros ficção, animação e documentário, de realizadores brasileiros. Regulamento completo no site do festival.

O FESTIVAL

Nos quatro dias de evento( de 24 a 28/10),  serão exibidas  dezoito (18) filmes, sendo doze (12) filmes nacionais e seis (6) filmes regionais. Para a Mostra Olhares Daqui, serão selecionados até seis (6) filmes dentre aqueles que, no momento da inscrição, indicarem que foram realizados em âmbito universitário e ligados a disciplinas oferecidas nos Cursos da Comunicação Social da Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul ou que sejam de realizadores da cidade de Santa Cruz do Sul. O anúncio dos vencedores do troféu “Tipuana” irá ocorrer em cerimônia oficial, presencial, no dia 28 de outubro de 2022, às 19 horas. Todos os filmes selecionados para a Mostra Competitiva competem entre si aos seguintes prêmios: Melhor Filme, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Desenho de Som. Os filmes selecionados para Mostra Olhares Daqui competem entre si ao prêmio de Melhor Filme desta mostra, que será concedido pelo Júri Oficial específico da mesma. O prêmio “Melhor Filme Gaúcho” será concedido a um dos filmes selecionados que tenha sido inscrito na categoria Regional. A seleção oficial dos filmes será anunciada em evento previamente divulgado. Empresas interessadas em participar como patrocinadoras ou apoiadoras do Festival podem contatar o Sesc Santa Cruz do Sul.

HOMENAGEADO

Este ano o prêmio Tuio Becker será o ator e diretor brasileiro Júlio Andrade  que ganhou notoriedade interpretando Dr. Evandro na série Sob Pressão. Ele já recebeu inúmeros prêmios, incluindo um Grande Otelo, três Prêmios APCA, um Prêmio Guarani e um Kikito do Festival de Gramado, além de ter recebido uma indicação ao Prêmio Qualidade Brasil, uma indicação ao Prêmio Platino e duas indicações ao prêmio Emmy Internacional de melhor ator.

O 5º Festival Santa Cruz de Cinema Realização: Sesc/RS - Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, Unisc – Cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e JTI


Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
Lançamento do evento ocorreu na Proeza Beer nessa quinta-feira
Lançamento do evento ocorreu na Proeza Beer nessa quinta-feira

Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
Festival ocorrerá em outubro
Festival ocorrerá em outubro