compartilhe >>

Igreja Imaculada será revitalizada


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/05/2022 18:00

Geral   EM DONA JOSEFA

Tombada como patrimônio histórico, a Igreja Imaculada Conceição irá receber melhorias nas próximas semanas. Sendo o templo católico mais antigo do município, o prédio receberá intervenções no telhado, forro, parede e janelas. Também será realizada a pintura da estrutura, que foi reformada pela última vez em 2013. A revitalização ocorrerá por meio de uma parceria entre Prefeitura e a comunidade católica local.

Conforme a integrante da diretoria da comunidade, Márcia Furtado, a reforma se tornou necessária devido a alguns problemas ocorridos nos últimos anos, como infiltrações, que fizeram a grande parte do forro e paredes ficarem com a questão estética prejudicada. “Como a gente recebe muitas visitas, é muito importante que a Igreja sempre esteja bonita para quem vier nos visitar. Então, nos reunimos com a Prefeitura para debater sobre como poderíamos melhorar essa questão. Ficou definido que o Município iria arcar com os custos de material e a comunidade ofereceria a mão de obra”, salienta uma das representantes da diretoria. Por conta das infiltrações, nos dias de chuva alguns livros da igreja acabaram molhando. 

Revitalização

Conforme o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, a reforma é fundamental para garantir que a história da igreja seja preservada. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 20 mil apenas em materiais para a revitalização. “A gente sempre busca fazer esses projetos para que haja uma diminuição nos custos, tanto para as comunidades, como para o Município. É muito importante preservar a nossa história, e essa reforma será justamente para garantir que esse patrimônio não sofra com a ação do tempo. Queremos proporcionar um ambiente mais acolhedor e bonito para quem visitar o espaço”, destacou.
O início dos trabalhos está previsto para acontecer com a chegada das telhas novas. A previsão é de que nas próximas semanas já se iniciem os trabalhos, com a substituição das antigas telhas. 

Festa da comunidade

Com o objetivo de angariar recursos para a reforma da Igreja, a comunidade irá realizar um jantar-baile no pavilhão ao lado da igreja, no dia 21 de maio. A festividade contará com a Banda Destinus e DJ Robertinho animando a festa. Haverá ingressos antecipados e também rifas, que podem ser adquiridas com membros da diretoria.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Prédio é utilizado com frequência para celebrações religiosas da comunidade
Prédio é utilizado com frequência para celebrações religiosas da comunidade

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Mofo no forro e infiltrações prejudicaram a estrutura
Mofo no forro e infiltrações prejudicaram a estrutura