compartilhe >>

Unisc vai ter Centro de Inovação para desenvolvimento de empresas


Publicado 27/04/2022 06:46
Atualizado 27/04/2022 10:05

Geral   TECNOLOGIA

Visando estimular novos negócios de base tecnológica, fomentar empreendimentos regionais e, a partir disso, criar um vínculo com os estudantes, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irá lançar o projeto do Centro de Inovação no próximo mês. O prédio, construído junto ao Centro de Convivência, contará com seis mil metros quadrados de uma área que servirá como um novo ambiente de interação, qualificação e desenvolvimento de pesquisa aplicada com as empresas.

Conforme o Diretor de Inovação e Empreendedorismo, Rafael Kirst, o espaço será complementar ao Parque Científico e Tecnológico Regional, onde já são desenvolvidas pesquisas de inovação com empresas parceiras da região e fora dela. Agora, com a possibilidade de conexão on-line, os acadêmicos poderão estar interagindo com empreendimentos do país e do mundo. "A finalidade é criar esse ambiente funcional que transcende as barreiras físicas e que vai permitir às empresas associadas ao Centro desenvolver novos projetos, além de incentivar uma cultura de inovação e empreendedorismo com seus colaboradores", explica.

Ainda, segundo Kirst, as empresas interessadas em se associar precisam ter como requisito o objetivo de desenvolver um projeto de inovação. “Já estamos conversando com algumas grandes empresas parceiras, chamadas de ‘âncoras’, que serão as grandes indutoras do projeto. Algumas delas, inclusive, já fazem parte do TecnoUnisc. Mas o objetivo do projeto é promover a interação entre grandes empresas já consolidadas e novas startups, empresas inovadoras, com um alto potencial de crescimento", salienta. A expectativa, conforme o diretor, é aumentar o número de startups na região: “atualmente contamos com 20 startups em nossa incubadora, mas com o novo projeto poderemos aumentar exponencialmente esse número, inclusive pela possibilidade de adoção de um modelo mais virtualizado”.

A obra do Centro de Inovação será finalizada com recursos privado, que estão sendo captados por um parceiro da iniciativa. O lançamento oficial do projeto irá ocorrer durante um evento, ainda sem data marcada. "A ideia é apresentar a proposta de forma a buscar um alinhamento entre os diferentes setores da sociedade: empresas, universidade, governo e sociedade civil organizada. Com a colaboração e engajamento de todos este novo ambiente certamente auxiliará a região a se fortalecer como um grande polo de inovação no estado”.


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Unisc vai ter Centro de Inovação para desenvolvimento de empresas