compartilhe >>

Arauto Saúde: a alimentação saudável como aliada do bem-estar


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 23/04/2022 07:59

Arauto Saúde   ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Fundamental para quem buscar obter  uma saúde plena e o bem-estar, a alimentação saudável ainda é cercada de incertezas para muitas pessoas, que por conta da desinformação, acabam excluindo alimentos importantes de sua dieta ou então adicionando outros que em excesso podem ser muito prejudiciais para a saúde. Dessa forma, é necessário que se tenha um conhecimento acerca do tema, para que se evite uma alimentação desbalanceada. Para falar mais sobre o que é alimentação saudável e sua importância na nossa vida, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a nutricionista Letícia Lopes.

Conforme a especialista, é primordial que se tenha uma educação alimentar para evitar exageros ao longo dos dias, o que pode causar excesso de peso. “Eu tenho percebido no meu trabalho e no dia a dia que essa questão dos exageros está acontecendo como uma constante. Às vezes é no fim de semana, que já começa na quinta-feira, quando se tem aquela questão do ‘ah, vou comer só hoje, eu mereço’. A alimentação pode ser o nosso remédio ou pode ser o nosso veneno para se adquirir alguma doença”, reflete Letícia, que acrescenta a participação da ansiedade neste processo. “A comida muitas vezes é uma válvula de escape e a ansiedade acaba sendo combatida  com a alimentação. Porém, muitas vezes ela causa um excesso de peso e agravo de questões de saúde. Eu sempre falo que as pessoas precisam procurar outras fontes de prazer, um hobby ou alguma coisa que seja mais saudável, para evitar a alimentação em excesso, que é prejudicial para a saúde”, frisa.

Ainda, a nutricionista salienta que mesmo com o avanço da tecnologia e a facilidade no acesso às informações, é recomendado sempre a procura de um especialista para orientar sobre os cuidados com a alimentação, pois nem tudo que está na internet é verdade. “O acesso à informação é muito facilitado, porém a desinformação ainda está muito presente, então é sempre bom buscar um nutricionista ou médico de confiança que possa estar esclarecendo e orientando sobre uma alimentação mais saudável”, finaliza a profissional.

 


Foto: Getty Images
Alimentação saudável tem papel fundamental na melhora da imunidade
Alimentação saudável tem papel fundamental na melhora da imunidade