compartilhe >>

Arauto Saúde: como a música influencia na nossa qualidade de vida?


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/04/2022 07:59

Arauto Saúde   MÚSICA E SAÚDE

A música faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, mas o que muitos não sabem é que a sua utilização correta pode trazer inúmeros benefícios. Chamada musicoterapia, esse tipo de tratamento pode ajudar a melhorar as frequências cardíaca e respiratória, além da pressão sanguínea; no tratamento de sintomas negativos, como a ansiedade e o isolamento; no acompanhamento de vítimas de derrames; entre outros. Para falar sobre o que é a musicoterapia e seus aspectos positivos para a vida, o convidado dessa semana do Arauto Saúde é o compositor, musicólogo e pós-graduando em musicoterapia Ricardo França.

Segundo o profissional, a música evoca emoções, e muitas delas podem ser tratadas de forma positiva, para que as pessoas possam expressar seus sentimentos. “A música evoca emoções, esse é o grande papel dela, pois assim podemos lidar com as nossas emoções num processo não verbal. Muitas vezes a gente tem dificuldade de falar o que a gente sente, mas aí cantamos uma música e conseguimos expressar o que estamos sentindo. A música está presente em nossas vidas desde a infância, o ritmo da música quem dá é o coração, quando a gente nasce, o primeiro ritmo que a gente tem da vida é o coração que nos dá”, ressalta.

França também explica que a neurociência junto com a musicoterapia têm nos últimos anos comprovado que a música acessa vários lugares do cérebro. “Quando se fala em música, ela evoca emoções nas pessoas, que conseguem trazer memórias a partir disso. A musicoterapia trabalha com a evocação de memórias através da música. A música é feita de elementos como harmonia, ritmo, melodia e silêncio, que acabam a contemplando”, salienta o musicólogo, que finaliza ser imprescindível para a sociedade um mundo com música. “É impossível existir a humanidade sem as melodias, pois desde Aristóteles já a citavam para acalmar as feras e curar as pessoas. A musicoterapia vem ao longo dos anos trazendo essa cura para as pessoas através da saúde mental", conclui.  


Foto: Getty Images
Música pode ser aliada no tratamento de diversas doenças
Música pode ser aliada no tratamento de diversas doenças