compartilhe >>

O amor deixa livre


Publicado 25/01/2022 08:26

Mensagem do Dia

8 Disponível também em:


Um homem criava um pássaro em casa. Sempre que ficava triste, ia para perto da gaiola e desabafava e o hábito o fazia sentir-se melhor. Um dia ele disse ao pássaro: 

- Querido amigo, você tem sido um fiel companheiro há muito tempo e nunca me desapontou. Peça o que quiser, que te darei. 

Pela primeira vez, o pássaro falou. 

- Se realmente me ama, deixe sempre aberta a porta da gaiola. Algumas vezes você esqueceu de fechá-la; mesmo assim, eu nunca me aproveitei disso pra fugir. Aliás, até cheguei a dar uns curtos passeios pela redondeza, mas voltei e fechei a porta com cuidado para que você não percebesse e não se sentisse mal com minha partida. Permaneço aqui, mas gostaria de merecer a tua confiança. 

- Mas, pássaro, disse o homem, tenho medo de deixar permanentemente a porta aberta e você ir embora pra sempre... 

O pássaro respondeu:

- Isso significa então que eu não mereço tua dedicação. Somente com a porta aberta é que poderás saber se te estimo ou não. Enquanto a porta se mantiver fechada, nunca será uma garantia de que nossos corações têm o mesmo sentimento. Sem liberdade, não pode existir amor. Quem aprisiona o que diz amar é, na verdade, egoísta. 

Comovido com as palavras do amigo, o homem resolveu escancarar a porta da gaiola e a manteve assim. De tempo em tempo, o pássaro voava pelos arredores, mas sempre voltava. Tinha prazer em ser livre e em ser digno da confiança de seu amigo humano. E assim correspondia a seu afeto, voltando todos os dias. 

Uma porta aberta é sempre um sinal de amor. Quem ama, deixa livre.
 


O amor deixa livre