compartilhe >>

Eduardo Leite coloca 12 regiões em alerta e faz apelo para evitar novas restrições


Publicado 19/01/2022 15:09
Atualizado 19/01/2022 20:43

Covid-19   PANDEMIA

Devido ao aumento de casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul nas últimas semanas, o Gabinete de Crise do Estado emitiu situação de alerta para 12 das 21 regiões Covid. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, durante live pelas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (18).

As regiões que preocupam o Estado e entraram em alerta são: Santa Maria, Uruguaiana, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul e Lajeado. Conforme o Gabinete de Crise, se observou o aumento de casos e de ocupação de leitos clínicos e de UTIs. “A gente observa essa situação, mas o de óbitos não registra aumento. No entanto, é um momento delicado e que merece nossa atenção”, disse o governador.

Dados do Gabinete apontam que na última semana aconteceu um aumento de internados nas UTIs, com casos confirmados e suspeitos, de 80 pessoas por dia. “Essa evolução também ocorre em leitos pediátricos”, informou o Gabinete.

Diante da situação de disseminação da Covid, principalmente devido a variante Ômicron, o governador apelou para que a população mantenha os cuidados necessários de prevenção ao vírus. “Será necessário para evitar uma alta demanda por leitos nos hospitais”, alertou.

Ele também acrescentou que esses alertas são necessários para evitar maiores restrições. “É cansativo, mas não podemos baixar a guarda. Não queremos chegar neste ponto drástico de fazer restrições maiores, por isso, contamos com o apoio de todos”, pontuou.

Agora, as regiões com o alerta deverão apresentar ao Gabinete de Crise um plano de ação por parte dos municípios, explicando como estão lidando com a pandemia e quais ações farão para evitar o aumento de casos.


Foto: Reprodução
Live foi realizada pelas redes sociais
Live foi realizada pelas redes sociais